Topo

Como "lobby" de Tevez pode ajudar Palmeiras a resolver impasse de zagueiro

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/07/2016 15h54

Fernando Tobio ganhou um aliado de peso para seguir defendendo o Boca Juniors após 20 de julho, data do fim de seu empréstimo: Carlos Tevez. O zagueiro argentino tem contrato com o Palmeiras até a metade de 2019 e vem enfrentando dificuldades para ter seu vínculo prolongado em La Bombonera.

Em entrevista ao canal TyC Sports, o ex-atacante do Corinthians afirmou que considera o companheiro de equipe um de seus três melhores amigos no futebol e fez "lobby" para que Daniel Angelici, presidente do Boca, contrate Tobio em definitivo.

"Se eu fosse Angelici, compraria o meu amigo Tobio. Já disse a ele", disse Tevez.

Apesar do apoio de um dos maiores nomes da história recente do clube, a permanência de Tobio em La Bombonera não é simples. O primeiro fator que pesa para que o jogador deixe o Boca é a impossibilidade de a comissão técnica xeneize escalá-lo em uma hipotética segunda partida da decisão da Copa Libertadores, já que ele tem condições contratuais de atuar somente até 20 de julho - a segunda partida da final da competição sul-americana está agendada para o dia 27.

Mesmo que o Palmeiras autorize a participação do jogador no duelo que decide o campeão, o regulamento da Conmebol não permite mudanças nas listas das equipes de uma partida para outra na final.

Além da questão contratual, declarações polêmicas de Tobio a jornalistas argentinos não foram digeridas pela cúpula do Boca Juniors.

"Não fizeram o esforço para que eu ficasse. Não fazem com que eu me sinta um jogador importante", disse.

O técnico Cuca garante que não conta com o zagueiro argentino para a disputa do Campeonato Brasileiro. Em entrevista concedida à Rádio Bradesco Esportes FM na primeira quinzena de junho, o treinador palmeirense descartou a utilização do jogador no segundo semestre.

"Não conto, a princípio, com Tobio, pois não o conheço. Vi alguns jogos esporádicos dele, mas não o conheço", declarou.

Caso o Boca Juniors opte pela compra de Tobio, terá que pagar US$ 2,25 milhões (aproximadamente R$ 7,2 milhões) por 50% dos direitos econômicos. Na quinta-feira, o time argentino desafia o Independiente del Valle, no Equador, em busca de uma vaga na final da Copa Libertadores.