Topo

Em noite de recorde, C. Ronaldo exalta vaga na final: "O sonho está vivo"

Veja os gols de Portugal 2 x 0 País de Gales

UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

06/07/2016 18h00

Cristiano Ronaldo igualou Michel Platini como maior artilheiro da história da Eurocopa com nove gols e recolou Portugal na final da competição europeia após 12 anos do amargo vice-campeonato em casa diante da Grécia. 

O craque português marcou um gol e deu outra assistência na vitória por 2 a 0 sobre País de Gales, nesta quarta-feira (6), na semifinal da Eurocopa. Foi o terceiro gol de Ronaldo nesta edição - ele havia marcado dois em 2004, um em 2008 e três em 2012. Por sua vez, Platini fez seus nove gols na Eurocopa em 1984, quando liderou a França em título inédito.

Após garantir a vaga na decisão, Cristiano Ronaldo relembrou a difícil fase de grupos e exaltou a nova chance da conquista do título inédito. 

"Algo que sonhamos desde o princípio, é um longo caminho a percorrer, passamos por fase complicada. Mais vale começar mal e acabar bem. Ainda não ganhamos nada, mas o sonho está vivo", afirmou CR7 após a partida.

O craque português ainda relembrou o vice-campeonato contra a Grécia há 12 anos, quando deixou o gramado aos prantos nos ombros do técnico Luis Felipe Scolari. "Espero que dessa vez seja sorriso na cara, e lágrimas de alegria, é um sonho."

Por fim, CR7 exaltou a chance de realizar seu sonho de ser campeão com Portugal e fez um autoelogio sem falsa modéstia. 

"Sempre sonhei em ganhar algo com Portugal, e estamos perto. São 13 anos do mais alto nível, os números não enganam. Com muito trabalho, muita humildade, as coisas aparecem naturalmente", disse Ronaldo, eleito melhor em campo contra Gales.

“Convidá-los à final”

Após a vaga na final da Eurocopa, Ricardo Quaresma soltou o verbo contra os críticos da seleção lusa, que ganhou sua primeira partida no tempo regulamentar da competição contra Gales. Até então, três empates na fase de grupos, vitória na prorrogação das oitavas e nos pênaltis nas quartas de final. 

"Há sempre uns e outros que pensam que entendem mais de futebol, que têm a mania que são mais inteligentes, mas temos grandes jogadores, um grande time e uma equipe técnica fantástica. É convidá-los a vir à final", disparou.

"Obviamente que há coisas que me revoltam um bocado porque somos portugueses. Em vez de apoiarem a equipe vão para os programas criticar. Não sei se é o que pensam ou se é alguém que lhes manda dizer", acrescentou na zona mista.

'Ainda não acabou'

Autor do segundo gol de Portugal contra Gales, Nani se disse orgulhoso de Portugal na competição, mas também preferiu adotar cautela para a decisão.

“Ainda falta a última final. É uma enorme satisfação e um orgulho enorme. Não tem explicação o sentimento neste momento. Mas ainda não acabou. Há que se trabalhar, refletir", afirmou o meia-atacante português. 

Nani também tentou explicar seu gol após chute cruzado de Cristiano Ronaldo, o qual ele classificou como "gol-surpresa".

'"É um sentimento estranho. Foi um gol-surpresa, por instinto. Nem tive tempo de preparar. Foi uma sensação única. Só queria celebrar e dedicar o gol à minha família, presente na arquibancada", contou. 

'Corpo tremendo'

Ausente da semifinal por problema físico, Pepe revelou ao SporTV que ficou com o corpo todo tremendo durante a vitória por 2 a 0 sobre Gales. 

"Estava com o corpo todo tremendo, graças a Deus os meus companheiros fizeram um jogo sério e podemos dar esta alegria a todos os portugueses. Estamos felizes, mas há que descansar amanhã e preparar o próximo jogo. Ainda não ganhámos nada", afirmou o zagueiro, seguindo a linha de CR7 e Nani.

Questionado sobre sua condição física e se estará à disposição de Portugal na final da Eurocopa no próximo domingo, Pepe saiu pela tangente. 

"Estou bem, infelizmente não pude ajudar os meus companheiros, mas vamos ver. Ainda falta bastante tempo, esperemos que dê para estar [na final]", afirmou o zagueiro do Real Madrid.