Topo

Corinthians, Palmeiras, Santos e SP se reúnem por avanços em nova Liga

Cesar Greco/Ag Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Danilo Lavieri, Guilherme Palenzuela e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

06/07/2016 06h01

Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos se reuniram na tarde da última terça-feira (5), em um restaurante na zona oeste da capital paulista, para tratar da independência dos clubes em relação às federações que comandam o futebol brasileiro e sul-americano. A informação foi confirmada ao UOL Esporte por corintianos e são-paulinos.

Roberto de Andrade, Paulo Nobre, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e Modesto Roma se uniram para discutir os próximos passos do grupo na Liga Sul-Americana de clubes, que servirá para representar os times em competições continentais e, mais à frente, substituir a Conmebol. Além dos presidentes, membros das diretorias também estiveram presentes.

Um evento, que deve acontecer no próximo dia 19 de julho, oficializará a criação do grupo sul-americano após um princípio de crise, em maio. Como mostrou o Blog do Rodrigo Mattos, os brasileiros chegaram até a abandonar uma reunião.

O motivo da discórdia foi a proposta de 12 agremiações nacionais para o estatuto da entidade, com os clubes tendo pesos diferentes nas decisões, e uma sede em terras brasileiras. Para que o plano saia do papel, os brasileiros toparam ver a sede em outro país.

Além dos paulistas, participarão da Liga Sul-Americana o Flamengo, o Fluminense, o Vasco, o Botafogo, o Cruzeiro, o Atlético-MG, o Inter e o Grêmio. Boca Juniors, Peñarol e River Plate são os que encabeçaram a ideia.

Em segundo plano, os clubes paulistas também discutiram a criação de uma liga em âmbito nacional, a exemplo do que aconteceu com a Primeira Liga, grupo que teve a adesão de cariocas, mineiros e times do sul do país. Essa ideia, no entanto, ainda está abaixo da Liga Sul-Americana na lista de prioridades no momento.