Topo

Haja Hang Loose! Griezmann supera Zidane e iguala Henry em gols em Eurocopa

Veja os gols de França 2 x 0 Alemanha

UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 17h34

Antoine Griezmann entrou para a história do futebol francês nesta quinta-feira ao marcar dois gols na vitória por 2 a 0 sobre Alemanha na semifinal da Eurocopa. Com isso, o jogador chegou a seis gols na competição, igualando a marca de Thierry Henry e ultrapassando Zinedine Zidane.

Zidane precisou de três edições para fazer cinco gols (1996, 2000 e 2004) - em 1996, na Inglaterra, ele não fez nenhum. Já Henry marcou seis em três edições (2000, 2004 e 2008). Platini, por sua vez, chegou a nove gols na edição de 1984, quando a França sagrou-se campeã.

"Estou muito longe do Platini, espero um dia poder chegar ao nível que ele conquistou", disse Griezmann após a partida. "A química com a torcida é ótima, estamos nos sentindo como garotos. Sabemos que tem um país inteiro atrás de nós. Na final, temos que ganhar", completou.

Com os seis gols nesta edição da Eurocopa, Griezmann igualou-se a outros seis atletas na artilharia histórica do torneio (Kluivert, Nuno Gomes, Henry, Van Nistelrooy, Rooney e Ibrahimovic). O inglês Alan Shearer soma sete gols, enquanto Cristiano Ronaldo e Platini têm nove cada.

Nas comemorações, Griezmann fez o sinal da Hang Loose, também usada pelos fãs da música "Tá tranquilo, tá favorável", do cantor Mc Bin Laden. 

A anfitriã França enfrentará, agora, a seleção de Portugal na decisão da Eurocopa. A partida será disputada no próximo domingo, em Paris. Os franceses lutam pelo terceiro título da Euro. Os portugueses não em busca da conquista inédita.

"É merito do grupo inteiro, é todo um trabalho realizado pelos fisioterapeutas, pela equipe, pelos que não jogaram nem um minuto, mas treinaram para que os titulares tivessem ritmo. Todo o grupo está na final e vamos levantar essa taça", afirmou Griezmann.

Confira os números:

9 gols
Michel Platini
 
6 gols 
Thierry Henry
 
6 gols
Antoine Griezmann
 
5 gols 
Zinedine Zidane