Topo

Pai de Neymar se diz "satisfeito" com arquivamento de processo e ataca DIS

Pai de Neymar publicou foto da família e texto contra a DIS no Instagram - Instagram/Reprodução
Pai de Neymar publicou foto da família e texto contra a DIS no Instagram Imagem: Instagram/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/07/2016 12h33

Neymar da Silva Santos, pai e empresário do atacante Neymar, se disse "satisfeito" com o arquivamento do processo criminal contra ele e seu filho na Justiça espanhola, movido pela DIS. Em uma mensagem no Instagram, ele afirmou que "cometeu um erro" ao ceder os direitos econômicos do atleta ao grupo de investimentos.

"A essa altura todos vocês já sabem do arquivamento do processo que um 'grupo de investimento' tentou mover contra minha família e minhas empresas na Espanha. Não comemoro a vitória por não entender ser uma vitória", escreveu.

"Durante todos esses anos fazendo a gestão da carreira e da imagem de meu filho, entre tantos acertos, admito ter cometido um erro ao me envolver, cedendo os direitos econômicos do meu filho, com esse 'grupo de investimentos' que tantos prejuízos causou a minha casa e minhas empresas".

O processo criminal foi movido pela DIS porque a empresa, braço esportivo do Grupo Sonda, se sentiu lesada na transferência de Neymar do Santos para o Barcelona, em 2013. O juiz entendeu que não houve crime na negociação feita dois anos antes do acerto definitivo, em 2013, porque o Santos autorizou por escrito a família do jogador a conversar com o clube espanhol.

Ainda corre outro processo da DIS, este na esfera cível, por uma cobrança financeira. Dono de 40% dos direitos econômicos do atleta à época, o grupo de investimentos recebeu apenas uma porcentagem dos 17,1 milhões de euros pagos diretamente pelos espanhóis ao clube paulista, e cobrava na Justiça um montante referente ao valor total desembolsado pelo Barça na transação - algo em torno de 86,2 milhões de euros.

A promotoria espanhola colocou como réus no caso o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, e o ex-presidente, Sandro Rosell, além dos pais do atacante, Neymar e Nadine, os ex-dirigentes santistas Luis Álvaro de Oliveira e Odílio Rodrigues, e Barcelona e Santos como pessoas jurídicas.

"Atacaram minha família de todas as formas, as mais gananciosas e inescrupulosas possíveis", continuou Neymar pai em seu post. "Levaram meu filho à Audiência Nacional na Espanha, um dos dias mais tristes da minha vida, processaram a mãe dos meus filhos, nos acusaram de corruptos e tentaram de todas as formas arranhar a imagem de nossas empresas. Me assusta saber que eles continuam no futebol 'comercialmente'".

"Sempre acreditei na justiça de Deus. Hoje fico satisfeito por ter sido feita a justiça dos homens. Mas, repito, não tenho o que comemorar...", concluiu.

Ao UOL Esporte, o diretor da DIS, Roberto Moreno, informou que o fundo de investimentos apelará na Justiça contra a decisão de arquivar o processo criminal.

Confira a nota completa da família Neymar sobre o arquivamento:

“Ficamos cientes da decisão hoje, em que o juiz José de la Mata determinou o arquivamento definitivo do processo penal aberto pela DIS contra nossa família, empresas, Santos, Barcelona e seus dirigentes.

Apesar de positiva não estamos surpresos.

Precisávamos realmente de tempo e paciência para a Justiça entender os fatos e chegar às suas conclusões, indubitavelmente acertadas.

Não estamos mais isolados. Agora, de fato, de uma forma imparcial, definitivamente, há o reconhecimento de que agimos corretamente e que o objetivo único da DIS é de causar dano à imagem do Neymar Jr.

Ficamos felizes que o Poder Judiciário reconheceu que os contratos são válidos, eficazes e não simulados, como afirmado e levianamente atacado pela DIS.

Da mesma forma, ficamos felizes com o reconhecimento de que a DIS possuía todas as garantias para recuperação do seu investimento e que nunca prometemos valores, retorno do investimento e afins, que o valor recebido, de cerca de 300% de lucro, foi mais do que suficiente para remunerar o que foi investido.

Importante que agora temos a resposta, a DIS não tem direito a receber o que é nosso, da nossa família e empresas.

Continuaremos confiando nas Justiças Espanhola e Brasileira.

O mais importante é que essa decisão nos traz, como família, ainda mais tranquilidade para apoiar nosso filho nesse próximo desafio que é disputar as Olimpíadas no Brasil.

 Boa sorte meu filho!”