Topo

Das lágrimas à ovação para CR7: imprensa europeia repercute feito português

O jornal Marca, de Madri, deu ênfase à segunda conquista europeia de CR7 em 2016 - Reprodução/Marca
O jornal Marca, de Madri, deu ênfase à segunda conquista europeia de CR7 em 2016 Imagem: Reprodução/Marca

Do UOL, em São Paulo

10/07/2016 19h28

Cristiano Ronaldo deixou o gramado ainda aos 25 minutos do primeiro tempo, mas o camisa 7 pautou a grande final da Euro 2016. Ao menos, é esse o ponto de convergência entre os principais jornais europeus após a histórica vitória de Portugal sobre a anfitriã França por 1 a 0, gol marcado por Éder no segundo tempo da prorrogação.

O jornal português Record deu evidente ênfase à conquista em sua capa, mas a ovação da torcida francesa no Stade de France ao craque Cristiano Ronaldo também foi lembrada pela publicação. Responsável por tirar o ídolo de campo, a dura entrada de Payet não foi ignorada.

Seguindo o mesmo tom de um de seus principais concorrentes, o site A Bola também dedicou grande espaço ao ídolo do Real Madrid. Mesmo ao se referir ao atacante Éder, autor do gol do título, o jornal destacou a declaração do guineense naturalizado português. “Ronaldo me passou confiança, ele me disse que eu ia marcar”, disse o herói da decisão.

Do lado perdedor, o francês Le Monde noticiou a partida em tom agridoce. “Portugal nega aos Azuis a vitória na final da nossa Euro”, disse a publicação. Vale lembrar que a França foi anfitriã nesta edição da Eurocopa. Curiosamente, Portugal sediou o torneio em 2004 e perdeu a decisão para a Grécia, causando comoção semelhante à da noite parisiense.

Cristiano Ronaldo também foi manchete na Espanha, onde defende o Real Madrid. Especializado na cobertura dos times da capital, o Marca colocou o triunfo “em nome de Cristiano”. Jogador do rival Atlético de Madri, o francês Antoine Griezmann também foi digno de nota para o portal: “Griezmann fica sem prêmio”, em referência à derrota do atleta contra o mesmo CR7 na Liga dos Campeões da última temporada.

Jornal Le Monde repercute derrota francesa na Euro 2016 - Reprodução/Le Monde - Reprodução/Le Monde
Imagem: Reprodução/Le Monde