Topo

Meia promissor da base do Santos estuda deixar clube após fim de contrato

Giovane Mário é promessa das divisões de base do Santos  - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Giovane Mário é promessa das divisões de base do Santos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

13/07/2016 12h00

Meia canhoto de estilo clássico, como Pita e PH Ganso, o promissor Giovane Mário, 18 anos, pode não seguir o mesmo caminho dos dois jogadores que se tornaram ídolos dentro do Santos. Coma perda de espaço nas divisões de base do clube, ele e seu estafe analisam a possibilidade de deixar o clube em 2017. 

Como o contrato de Giovane termina em novembro do próximo ano e não há conversas para renovação, outros clubes brasileiros têm sido ouvidos pela OTB Sports, empresa que cuida da carreira do garoto. Nesse momento, uma transferência já é vista como um caminho possível pelos empresários. 

Em 2015, após ser um dos destaques do Santos vice-campeão paulista sub-17, Giovane solicitou não participar da disputa da Copa São Paulo deste ano. Alegando dores fortes no joelho e dificuldades para treinar em alto nível, o jogador precisou insistir para, enfim, conseguir a dispensa da competição. 

Já neste ano, recuperado dos problemas físicos e incorporado aos juniores, o jogador tem tido dificuldade para achar espaço na equipe. No Santos desde os 13 anos, Giovane tem sofrido forte concorrência com atletas recentemente contratados.  

Dentro da Vila Belmiro, o jogador já teve status de 'joia', principalmente pelo desempenho nas categorias Sub-15 e Sub-17. Entre as virtudes dele estão a qualidade técnica e o raciocínio rápido, o que já abriu espaço para vestir a camisa da seleção brasileira. 

Nas últimas semanas, Giovane até teve mais oportunidades e foi titular em três jogos consecutivos com a camisa do Santos. Diante do Juventus-SP anotou um gol, mas nada que tenha demovido a ideia de deixar a Vila. 

A perda de jogadores das divisões de base sem contrato tem sido uma constante do Santos nos últimos meses. Só para o rival Corinthians se transferiram sete jogadores em intervalo inferior a um ano.