Topo

Fifa parabeniza Palmeiras por ser '1º campeão intercontinental de clubes'

Fifa relembrou apoio de torcida ao Palmeiras no Rio e em São Paulo - Instagram/Reprodução
Fifa relembrou apoio de torcida ao Palmeiras no Rio e em São Paulo Imagem: Instagram/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/07/2016 15h13

Em uma de suas contas oficiais nas redes sociais, a Fifa parabenizou o Palmeiras nesta sexta-feira pelo aniversário da conquista da Copa Rio de 1951.

Em seu registro, a entidade máxima do futebol mundial destaca o clube paulista como "primeiro campeão intercontinental mundial de clubes", destacando a presença de 100 mil torcedores no Estádio do Maracanã para acompanhar a decisão do torneio.

Originalmente, a Fifa havia postado a mensagem destacando o clube como "o primeiro campeão global do esporte" (imagem acima). O texto, porém, foi alterado pela própria entidade no mesmo dia.

"Verde é a cor da inveja. O 'Verdão' era a inveja do mundo todo neste mesmo dia, há 65 anos. Um inspirado Liminha bateu o time da Juventus - que incluía Giampiero Boniperti e um impressionante triunvirato dinamarquês - para se tornar o primeiro campeão global do esporte. Cem mil pessoas assistiram a isso no Maracanã. Um milhão de pessoas foram às ruas de São Paulo para dar as boas vindas a seus heróis", descreve o texto da Fifa.

No torneio, o Palmeiras passou por Nice (França), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Juventus (Itália) na fase de grupos. Nas semifinais, despachou o Vasco da Gama em dois jogos (2 a 1 no placar agregado). Na decisão, venceu a Juventus no jogo de ida (1 a 0 em São Paulo) e empatou no segundo jogo (2 a 2).