Topo

Vasco inaugura centro de saúde 'mais moderno da América Latina'

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/07/2016 13h37

Xodó do presidente Eurico Miranda, o Caprres (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo) foi inaugurado oficialmente com toda pompa nesta sexta-feira no Vasco. O centro de saúde promete ser o “mais moderno da América Latina”.

Construído em parceria com a Brahma, o espaço, de 600 metros quadrados, recebeu equipamentos de alta tecnologia, como câmera termográfica (capaz de avaliar processos inflamatórios dos esportistas), piscina especial com recursos de inteligência e a esteira Alter G, idealizada pela Nasa e que permite que os jogadores corram com redução de 80% do peso, diminuindo o impacto e ajudando na recuperação dos atletas.

“O futuro do futebol será isso aqui. Quando nós imaginamos isso com o Alex Evangelista (gerente científico), a primeira coisa que coloquei foi: ‘Se for para fazermos, que não seja algo similar a ninguém, que não tenha em nenhum lugar. O que você tem no Caprres, não encontra em nenhum lugar que tenha alguma coisa. Eles (demais) não têm nada de moderno que aqui não tenha”, disse o presidente Eurico Miranda em suas primeiras palavras.

De maneira estratégica, todos os instrumentos estarão montados em formato de 360 graus, dando aos profissionais uma visualização completa dos estágios no local. Além disso, o telhado foi pintado com uma tinta especial de polímeros de cerâmica, que evita passagem de raios UV em até 90%, impermeabiliza e reduz a temperatura e o consumo da energia no ambiente.

Embora tenha sido inaugurado oficialmente nesta sexta, o centro de saúde já tem sido utilizado parcialmente pelos jogadores desde o mês passado. Já a filosofia Caprres é aplicada desde o início de 2015 e consiste num trabalho integrado entre preparação física, fisiologia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

O clube também já iniciou as obras para a construção do Caprres da base, que atenderá jovens de outras categorias do Cruzmaltino.