Topo

Valor oficial da compra de Neymar "caiu" para R$ 70 mi, explica Barça

Dirigente do Barça diz que outros valores não podem ser computados como "transferência" - David Ramos/Getty Images
Dirigente do Barça diz que outros valores não podem ser computados como 'transferência' Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/07/2016 09h39

A vice-presidente financeira do Barcelona, Susana Monje, retomou o assunto envolvendo a contratação de Neymar, ocorrida em 2013. Após o acordo com a Justiça espanhola, a dirigente detalhou os custos e explicou que o valor oficial da transferência foi de 19,3 milhões de euros (R$ 70 milhões), de modo que o montante restante em relação ao valor inicialmente divulgado (57,3 milhões) se configurou em salários, não em negociação. Ela detalhou os custos.

“O custo da transação foi analisado pela contabilidade. Originalmente, foram 57,3 milhões de euros, mais um bônus de 2 milhões [se ganhar Bola de Ouro]. Além disso, 17,3 milhões de euros para o Santos e mais 40 milhões de indenização à empresa N&N [da família de Neymar]. Depois do acordo com a Justiça, tivemos que quitar 40 milhões de euros e colocar esse valor como salários. Portanto, o custo da transferência é de 19,3 milhões de euros”, calculou Susana Monje.

A transação de Neymar para o Barcelona rendeu processos judiciais na Espanha e Brasil. O Santos alega que detinha a maior parte dos direitos do atleta e contesta o valor liberado pelo Barça para a N&N, que não tinha porcentagem nos direitos de Neymar.

O grupo de investimento DIS acionou o Tribunal espanhol com a mesma reclamação: tinha direito econômico de Neymar e considera que o valor entregue pelo Barça à família do atacante foi uma forma de driblar os antigos “donos” de Neymar.

Recentemente, a Justiça espanhola se posicionou favoravelmente a Neymar. O Tribunal de Madri considerou que os repasses do Barça à N&N em 2011 e 2012 tiveram a anuência do Santos, que assinou documento aceitando Neymar a negociar com times do exterior mesmo empregado ao Santos. A DIS recorreu.