Topo

Inter tem 18 emprestados no mercado e lista pode aumentar ainda mais

D"Alessandro é um dos nomes na grande lista de emprestados pelo Inter neste ano - MARCOS BRINDICCI/Reuters
D'Alessandro é um dos nomes na grande lista de emprestados pelo Inter neste ano Imagem: MARCOS BRINDICCI/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/07/2016 06h00

Um time inteiro e mais sete reservas estão vinculados ao Internacional, mas jogando por outros clubes em 2016. Com o recente pacote de empréstimos, o clube gaúcho chegou a 18 atletas cedidos. A lista tem desde goleiro até centroavante e uma estrela.

O maior nome da lista é, sem dúvida, D’Alessandro. O meia está emprestado ao River Plate até dezembro e tem contrato no Beira-Rio válido por todo ano de 2017. Mas não há certeza alguma de seu retorno a Porto Alegre.

O número elevado de empréstimos se justifica pela política do Inter de dar rodagem aos atletas. Experiência em campeonatos diferentes, em equipes onde possam ter sequência e desenvolvimento. Os exemplos para manter a ideia são vários.

Eduardo Sasha é o mais forte na atual realidade do Inter. Promovido ao elenco principal às vésperas do Mundial de Clubes de 2010, o meia-atacante foi para o Goiás e voltou valorizado e, na visão do clube, pronto para jogar.

A atual lista de emprestados tem vários reincidentes. Ou seja, atletas que já saíram temporariamente para outros clubes e não conseguiram deslanchar. Alguns que foram reintegrados e também não deram resposta. E outros que apareceram pouco.

O Internacional adotou a filosofia de não dividir salários de seus emprestados. Somente em casos pontuais o acordo com outro clube prevê participação nos vencimentos – como na ida de Muriel para o Bahia, recentemente.

Estão emprestados pelo Inter atualmente: Muriel (Bahia), Zé Mario (Ceará), Cláudio Winck (Chapecoense), Eduardo (Náutico), Réver (Flamengo), Thales (Atlético-GO), Alan Ruschel (Chapecoense), Silva (Atlético-GO), João Afonso (Criciúma), Bertotto (Joinville), D’Alessandro (River Plate), Alisson Farias (Estoril-POR), Luque (Alcorcón-ESP), Leandro (Vila Nova-GO), Taiberson (Ponte Preta), Cassiano (Goiás), Maurides (Figueirense) e Bruno Gomes (Estoril-POR).

Fabrício, agora no Palmeiras, está legalmente emprestado pelo Inter. Mas o formato é apenas burocracia para a saída do lateral esquerdo. Alex Santana, cedido ao Guarani, não passou pelo elenco principal antes da saída.

Nos próximos dias a lista de empréstimos pode aumentar. O Inter recusou proposta do Bahia por Aylon, mas analisa ceder Marquinhos (ex-Cruzeiro). Augusto, que estava no Tractor, do Irã, já tem negociação avançada para voltar ao Oriente Médio.