Topo

São Paulo anuncia que Bauza será treinador da Argentina

Rivaldo Gomes/Folhapress
Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 19h38Atualizada em 01/08/2016 21h11

Edgardo Bauza é o novo técnico da Argentina. O anúncio foi feito pelo São Paulo, em seu site oficial. O acerto já era dado como certo pela imprensa argentina durante a tarde desta segunda-feira (1).

Depois do anúncio, Armando Pérez, presidente da Comissão Normalizadora da AFA (Associação de Futebol Argentino), explicou a escolha. "Levamos cinco dias trabalhando. A coisa mais importante era solucionar o nome do técnico. Assim quando decidimos, optamos por Bauza. Esperamos que ele tenha êxito. Estivemos conversando com muitos, o que nos parece mais acertado para esse momento é o nome de Bauza", explicou Pérez.

"Ele vai estar aqui sexta-feira (5) e vamos resolver as pendências que faltam. O contrato será o mais longo possível. O primeiro passo era resolver o técnico e depois vamos resolver o resto. Temos jogo das Eliminatórias em breve e ainda não temos nada planejado. Era importante resolver isso", completou. "Creio que o Bauza vai poder falar com o Messi depois disso". 

Um dos nomes mais citados pelos jornalistas argentinos na entrevista foi o de Jorge Sampaoli, técnico do Sevilla. Pérez explicou o motivo de não conseguir um acordo.

"Conversamos com vários nomes e sempre soubemos que Jorge Sampaoli não poderia assumir porque assinou um contrato com o Sevilla faz 15, 20 dias. Ele não poderia sair de lá". 

O treinador deixa o São Paulo na 10ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 23 pontos em 17 rodadas, um aproveitamento de 45% dos pontos. O São Paulo não confirma quem comandará o jogo na próxima quinta-feira, contra o Atlético-MG. Pintado era o auxiliar de Bauza.

Bauza ganhou a confiança da torcida durante a Copa Libertadores, quando levou o time do Morumbi às semifinais, onde acabou eliminado pelo Atlético Nacional, da Colômbia. No Campeonato Paulista, o São Paulo perdeu para o Audax Osasco nas quartas de final.

Bauza chegou ao futebol brasileiro em janeiro de 2016 e comandou o São Paulo em 48 partidas. Foram 18 vitórias, 13 empates e 17 derrotas, um aproveitamento de aproximadamente 46,5%.

Há dez dias, Bauza viajou à Argentina para conversar com os dirigentes da AFA. Seus principais concorrentes eram Miguel Ángel Russo e Ramón Díaz, que atualmente estão sem clubes.  Ele substitui Gerardo Martino, que deixou o comando da Argentina após perder a final da Copa América para o Chile. A estreia de Bauza ocorrerá no dia 1º de setembro, diante do Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa de 2018.

Confira a nota oficial:

O São Paulo Futebol Clube anuncia que Edgardo Bauza informou ter recebido e aceitado na noite desta segunda-feira (1º) o convite feito pela Associação de Futebol da Argentina (AFA) para assumir o comando da seleção nacional, e assim deixará o cargo de técnico do Tricolor. Contratado no início da temporada, Patón se despede do clube após oito meses de um importante trabalho de reconstrução do time.

Assim como o colombiano Juan Carlos Osorio, hoje técnico do México, Bauza passou a ser cotado para assumir uma importante seleção nacional a partir do trabalho no São Paulo.

A diretoria agradece ao treinador e deseja sorte em seu novo desafio.