Topo

Primeira Liga abre vaga extra em 2017; times 'fora do eixo' pleiteiam lugar

Primeira Liga em 2017 contará com 16 clubes, quatro a mais do que em 2016 - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Primeira Liga em 2017 contará com 16 clubes, quatro a mais do que em 2016 Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 17h40

Um grande hotel da capital paulista recebeu desde a manhã desta segunda-feira uma reunião com grandes clubes do futebol brasileiro. Pela manhã, 14 integrantes da Primeira Liga definiram novidades para a edição de 2017, que contará, agora, com 16 times participantes – um a mais do anunciado anteriormente.

Quem confirmou a informação foi o presidente da entidade, Gilvan Tavares. Em entrevista exclusiva concedida ao UOL Esporte, o mandatário do Cruzeiro anunciou as novidades da competição, que contará com quatro clubes a mais na edição de 2017 - Joinville, Paraná e Criciúma, membros da organização, não disputaram o torneio neste ano.

“Foi decidido que a competição será disputada no ano que vem com 16 clubes, agora vamos ver qual será este 16º clube”, sentenciou o dirigente após o fim da reunião da tarde, que contou com participantes das Séries A e B, além dos integrantes da Primeira Liga.

Quem surge como postulante no momento para ocupar a 16ª vaga do torneio é o Brasil de Pelotas. “O Rio Grande do Sul está com dois clubes, vamos ver. Ainda não há uma definição sobre isso”, acrescentou Gilvan.

A Primeira Liga também agora admite clubes de fora do eixo: Sul-Minas-Rio. Clubes de outras regiões do país agora poderão fazer parte da entidade, embora ainda estejam excluídos da competição pelas próximas temporadas.

“Já não se chama a Primeira Liga de Copa Sul-Minas-Rio. Decidiu-se que vamos admitir outros clubes, ainda sem o direito de disputar essa (2017) ou as próximas competições. É bom para a Primeira Liga, ficamos fortalecidos”, ressaltou o dirigente.

“Vários clubes que estiveram presentes na reunião da tarde pediram para colocar o nome na Liga e querem pertencer à Primeira Liga. Mais cedo, decidimos que vamos admitir esses clubes”, afirmou.

“A Primeira Liga tem tomado a frente destes debates maiores sobre o futebol brasileiro, foram dois encontros já realizados em São Paulo (o segundo ocorreu nesta segunda-feira). Isso mostra a força e como a Primeira Liga está sendo bem aceita no Brasil todo”, encerrou.

Quatorze clubes dos 15 integrantes da Primeira Liga participaram desta segunda reunião em São Paulo (Flamengo, Fluminense, Coritiba, América-MG, Chapecoense, Avaí, Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Criciúma, Figueirense, Grêmio, Joinville e Internacional).

Além do grupo de 14 integrantes da Primeira Liga, Ceará, Vitória, Goiás, Brasil de Pelotas, Londrina, Luverdense, Santa Cruz, Atlético-GO e Santos também se fizeram representados no encontro ocorrido na tarde desta segunda-feira.