Topo

Qual é o perfil do técnico que o São Paulo busca para o lugar de Bauza?

São Paulo procura substituto para Bauza - Rivaldo Gomes/Folhapress
São Paulo procura substituto para Bauza Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

04/08/2016 06h00

Com a saída prematura de Edgardo Bauza, o São Paulo precisou ir ao mercado em busca de um novo técnico. Os nomes são mantidos em sigilo, mas a diretoria do clube do Morumbi traçou um perfil claro para o substituto: alguém que chegue e se encaixe facilmente nas engrenagens do dia a dia do CT da Barra Funda.

O novo técnico desejado pelo São Paulo é alguém que chegue disposto a trabalhar com Pintado e os diversos profissionais, de diferentes áreas, que fazem parte da comissão técnica permanente do clube. Nomes que tendem a promover mudanças radicais e trazer muitos profissionais tendem a ficar de fora da lista.

É neste contexto que Leco tem dito a aliados ter preferência por um brasileiro. O ponto chave, na verdade, não é a nacionalidade, mas sim a capacidade do treinador que chega de se encaixar e se adaptar rapidamente ao dia a dia são paulino, sem provocar mudanças traumáticas.

Neste cenário, também é preferível um comandante que adote um estilo de jogo relativamente similar ao utilizado por Edgardo Bauza.

Um dos primeiros nomes sondados pelo clube foi o de Roger Machado, do Grêmio. Assim como grande parte dos treinadores que se encaixam no perfil desejado, está empregado e dificilmente sai. Na medida em que surgirem dificuldades, o clube do Morumbi pode flexibilizar o perfil.

Nesta quarta-feira, a imprensa portuguesa afirmou que há conversas em andamento com André Vilas Boas – o São Paulo não confirma os contatos. O português, entretanto, passa longe do perfil preferido.

Vilas Boas nunca trabalhou na Ámerica do Sul; em conversas anteriores com o São Paulo, sinalizou que costuma trazer consigo uma comissão técnica grande. Em 2014, inclusive, chegou a negar o clube brasileiro, indicando que não gostaria de iniciar um trabalho no país sem pegar uma equipe em janeiro, com pré-temporada e montagem de elenco.

Sem revelar os nomes, o São Paulo espera definir um novo comandante até o final desta semana. Nesta quinta, diante do Atlético-MG, o clube ainda será comandado por Edgardo Bauza.