Topo

Como jovem do Flu saiu da mira do Barcelona para ser emprestado ao Paysandu

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/08/2016 06h00

Tratado como um dos principais talentos da sua categoria na base do Fluminense, Robert ainda não conseguiu confirmar tal expectativa nos profissionais. Tanto que passou a ser emprestado pelo clube para ganhar mais experiência fora de casa. Em oito meses, ele trocou o Barcelona pelo Paysandu, na Série B do Brasileiro.

Sem espaço no Fluminense, Robert viu com bons olhos o interesse do Barcelona. Ele iniciaria os treinamentos no time B e, caso se destacasse, poderia até mesmo ser integrado à equipe principal. Nada disso aconteceu. Pelo contrário. O atacante não agradou e foi devolvido para o Tricolor antes mesmo do fim do empréstimo por seis meses.

Na Espanha, Robert ganhou o apelido de ‘Neymar gordo’ dos torcedores do Barcelona. A imprensa local, inclusive, publicou uma entrevista do jogador, que teria dito que havia comido muito biscoito e refrigerante, o que o havia deixado fora de forma. O jogador não confirma esse fato.

De volta às Laranjeiras, tinha como objetivo mostrar serviço nos treinamentos após decepcionar na Espanha. Estava mordido e queria dar a volta por cima. Até teve bom desempenho em algumas atividades, mas nada que despertasse o interesse do técnico Levir Culpi.

Com o pacotão de reforços, Robert ficou completamente sem espaço e decidiu defender o Paysandu, atualmente na 12ª posição da série B. O objetivo do Fluminense é fazer com que o jovem consiga entrar em campo mais vezes e possa se desenvolver como jogador. O próprio Tricolor já se beneficiou dessa prática com Gustavo Scarpa, que só explodiu no FLu após empréstimo ao Red Bull Brasil, em 2015.

O empréstimo também servirá para aliviar a folha salarial do Fluminense, que dividirá os custos do atleta com o Paysandu. Robert foi campeão sul-americano com a seleção sub-15, disputou o Sul-Americano sub-17 e assinou, em 2012, o primeiro contrato profissional, com multa rescisória de R$ 190 milhões. O vínculo atual vai até o fim de 2019.