Topo

Malcom x Love e mais 5 motivos para ver o Francês que começa nessa 6ª

Vagner Love e Malcom foram campeões juntos pelo Corinthians, mas agora são rivais na França - BENOIT TESSIER/REUTERS - NICOLAS TUCAT/FRANCE
Vagner Love e Malcom foram campeões juntos pelo Corinthians, mas agora são rivais na França Imagem: BENOIT TESSIER/REUTERS - NICOLAS TUCAT/FRANCE

Do UOL, em São Paulo

12/08/2016 06h00

O Campeonato Francês começa nesta sexta-feira (12) sem a presença do astro sueco Zlatan Ibrahimovic, que saiu do atual tetracampeão PSG para jogar no Manchester United, da Inglaterra. Mesmo assim, a competição ainda tem outros atrativos e o UOL Esporte lista seis motivos para você não perder a disputa.

Duelo entre o ataque do hexa do Corinthians: Malcom x Love

Campeão do Brasileiro em 2015, o Corinthians contou com Malcom e Vagner Love como dupla de ataque titular na campanha vitoriosa. Porém, antes mesmo de começar a temporada brasileira em 2016, os dois atletas se transferiram para o futebol francês. Love acertou com o Monaco, enquanto Malcom assinou com o Bordeaux. 

No último encontro entre as duas equipes, Love foi titular e perdeu um pênalti nos acréscimos. Malcom ficou no banco, mas viu seu time vencer o rival por 2 a 1 na casa do adversário.

Bordeaux e Monaco se enfrentam nos dias 10 de dezembro de 2016 e 11 de março de 2017. 

Carrasco da seleção da França atua no país

Autor do gol do título de Portugal na decisão da Eurocopa e responsável por calar os franceses no Stade de France, o atacante Eder se transferiu para o Lille no começo do ano por empréstimo. Em maio, após agradar no clube, foi contratado em definitivo junto ao Swansea, do País de Gales, por 4, 5 milhões de euros (R$ 15, 7 milhões). 

Eder - Kai Pfaffenbach Livepic/Reuters - Kai Pfaffenbach Livepic/Reuters
Eder comemora com a taça após ser destaque do título de Portugal na Eurocopa
Imagem: Kai Pfaffenbach Livepic/Reuters

Artilheiro de seleção sensação também joga na França

Mesmo eliminada nas quartas de final da Eurocopa após ser goleada por 5 a 2 pela França, a Islândia foi considerada a sensação do torneio. Um dos principais atletas da equipe, o atacante Kolbeinn Sigthórsson atua no Nantes desde o ano passado. Fez três gols em 26 partidas do Campeonato Francês 2015/2016.

Na Euro, ele foi o artilheiro de sua seleção ao balançar as redes adversárias por duas vezes. Uma delas foi nas oitavas de final contra a Inglaterra, quando, surpreendentemente, os islandeses eliminaram os britânicos da competição.

 Kolbeinn Sigthórsson marca gol contra a Inglaterra na Eurocopa - Michael Dalder/Reuters - Michael Dalder/Reuters
Kolbeinn Sigthórsson marca gol contra a Inglaterra na Eurocopa
Imagem: Michael Dalder/Reuters

Seleção brasileira em campo

Mesmo não sendo tão badalado como os campeonatos Inglês e Espanhol, o Francês reúne jogadores que já foram convocados para a seleção brasileira em quase todas as posições - exceto goleiro. 

Laterais direitos: Fabinho e Rafael

Zagueiros: Thiago Silva, Marquinhos, Jemerson e David Luiz (que também pode jogar de volante).

Lateral esquerdo: Maxwell

Volante: Thiago Motta (naturalizado italiano, atualmente ele defende a seleção tetracampeã mundial, mas disputou a Copa Ouro pelo Brasil em 2003. 

Meia/atacante: Lucas Moura e Vagner Love

Outro atleta brasileiro que merece destaque na França é o meia Gabriel Boschilia (Monaco), ex-São Paulo.

Irmão de Pogba

Você sabia que o badalado Paul Pogba, novo jogador do Manchester United, tem um irmão jogador de futebol? E saiba que ele joga no Campeonato Francês?

Florentin Pogba tem 25 anos, é zagueiro e vai jogar a competição pelo Saint-Etienne. Outra curiosidade é que Florentin tem um irmão gêmeo, também jogador de futebol: Mathias Pogba, atacante, que atua no futebol escocês.

Pogba - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Irmão de Paul Pogba, Florentin ficará mais duas temporadas no futebol francês
Imagem: Reprodução/Twitter

Homenagem às vítimas de Nice

O clube francês Nice fez uma camisa especial para homenagear as 85 vítimas fatais do atentado ocorrido no dia 14 de julho. A peça será branca, sem nenhum patrocínio e com os nomes dos mortos formando um coração na parte frontal da vestimenta.

O uniforme será utilizado no próximo domingo (14), no duelo contra o Rennes, válido pela estreia das duas equipes no Campeonato Francês. Futuramente, as camisas serão leiloadas e a renda será repassada para uma associação de apoio às famílias das vítimas, de acordo com informações divulgadas no site do Nice.

Adversário do time no domingo, o Rennes também colocará os nomes dos mortos em seu uniforme.

Nice - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Nice apresenta camisa para homenagear vítimas de atentado
Imagem: Reprodução/Facebook