Topo

Cartola do Barça vai ao Rio para explicar acordo na Justiça a pai de Neymar

Presidente do Barça planeja viajar ao Rio nesta semana para falar com pai de Neymar - REUTERS/Albert Gea
Presidente do Barça planeja viajar ao Rio nesta semana para falar com pai de Neymar Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL*, em São Paulo

15/08/2016 11h14

De acordo com o Mundo Deportivo, jornal de esportes da Espanha, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, planeja viajar ao Rio de Janeiro nesta semana para se encontrar com o pai de Neymar. O objetivo do cartola é conversar com Neymar da Silva Santos sobre os pormenores do acordo realizado pelo Barça com a Justiça da Espanha. O clube catalão aceitou pagar uma multa de 5,5 milhões de euros (R$ 21,5 milhões) ao Fisco.

Bartomeu também quer estreitar ainda mais as relações com a família de Neymar. O clube catalão acertou a renovação do contrato do atleta até 2021 e aguarda o seu retorno à Espanha, após os Jogos Olímpicos, para promover o ato oficial de renovação.

A articulação do estafe de Neymar com a diretoria do Barcelona, quando o jogador acertou sua transferência ao clube espanhol, teve como objetivo diminuir o valor pago ao Santos para a rescisão contratual, ocorrida em 2013. Segundo o juiz do caso, o custo da transação foi de 19,3 milhões de euros, informa o Mundo Deportivo.

Oficialmente, o Santos havia declarado, logo após o acerto com o Barcelona, que a negociação representou 17,1 milhões de euros. Ou seja: menos do que a metade dos 40 milhões de euros depositados em nome das empresas de Neymar.

Havia um risco para o Barcelona nessa estratégia. Caso Neymar optasse por deixar o clube, a multa rescisória, estipulada em 190 milhões de euros, poderia ser considerada abusiva e contestada na Justiça. A diretoria do Barcelona considera que, neste caso, o estafe de Neymar foi correto com o clube catalão, já que o jogador de 24 anos estava na mira de outros times europeus – o PSG era o mais disposto a abrir os cofres para tirá-lo do Barça.

Agora, com o novo contrato válido até 2021, a multa rescisória terá uma variação entre 200 milhões e 250 milhões de euros (a cada ano que passa, o valor aumenta). Desde o começo da negociação para renovar com o Barcelona, a família de Neymar queria garantias de que um novo acordo não representasse novos problemas com o fisco espanhol.
 

O processo na Justiça da Espanha

O Ministério Público espanhol considerou fraudulenta a transferência de Neymar, do Santos para o Barcelona, e cobrou explicações sobre a origem dos 40 milhões de euros recebidos pela família do atleta brasileiro.
 
Os 40 milhões pagos pelo Barcelona à família de Neymar foram depositados da seguinte forma: 10 milhões de euros foram desembolsados pelo clube catalão, em 2012, quando ele ainda defendia o Santos. O dinheiro de adiantamento foi depositado em uma empresa aberta pelo atleta.
 
Os 30 milhões restantes foram pagos pelo Barcelona em outra empresa de Neymar nos anos de 2013 e 2014 (quando ele já atuava pelo clube espanhol). Desde que as cifras foram levantadas pela Justiça, Neymar e Neymar Pai negam veementemente ter havido fraude e sonegação fiscal e alegam que os 40 milhões recebidos são referentes à comissão e direitos de imagem.
 
Para as Justiças brasileira e espanhola, esses pagamentos exclusivos a Neymar foram uma manobra para driblar o fisco e os então donos dos direitos econômicos (Santos, DIS e Teísa).
 
Posteriormente ao anúncio do Santos de que Neymar teria sido vendido por 17 milhões de euros, o clube catalão declarou que a contratação de Neymar havia custado 57 milhões.
 
Pressionada na época, a diretoria do Barça informou que os pagamentos relacionados ao jogador somaram 85 milhões de euros. Isso incluía custos indiretos como luvas, amistoso com o Santos, recursos para instituto Neymar e salários.
 
*Atualizado às 11h56