Topo

De empresário a técnico: onde está o elenco do Inter da Libertadores 2006

Conquista do Inter em cima do São Paulo completa exatos 10 anos nesta terça (16) - Antonio Gauderio / Folhapress
Conquista do Inter em cima do São Paulo completa exatos 10 anos nesta terça (16) Imagem: Antonio Gauderio / Folhapress

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2016 06h00

Dez anos depois do título inédito da Copa Libertadores, o Internacional se rende em homenagens ao time que entrou para história. Do elenco que bateu o São Paulo em 16 de agosto de 2006, 10 jogadores já se aposentaram e muitos deles voltaram ao Colorado nos anos seguintes. Seja para jogar ou atuar em outras funções.

A lista dos campeões tem de treinador a dono de posto de gasolina e fabricante de panelas. O UOL Esporte mostra a relação e onde estão os jogadores que fizeram o Inter campeão da América pela primeira vez.

Clemer: se aposentou em 2009 e seguiu no Inter. Primeiro como preparador de goleiros e depois treinador nas categorias de base. Chegou a ser interino do time principal e deixou o clube em 2015, após destacada passagem. Foi campeão estadual neste ano, com o Sergipe. Hoje está desempregado.

Marcelo Boeck: camisa 12 na Libertadores de 2006, jogou por Marítimo e Sporting. Em fevereiro, voltou ao Brasil para atuar pela Chapecoense.

Renan: virou titular do Inter em 2007, foi vendido ao Valencia-ESP e voltou em 2010. Após ser campeão da Libertadores de novo, deixou o clube. Está no Goiás desde então.

Bolívar: saiu para o Monaco-FRA após o título e voltou ao Beira-Rio em 2008. Ficou no clube até 2013, quando assinou com o Botafogo. Atualmente é empresário, dono de uma rede de postos de gasolina, e estuda para ser treinador.

Fabiano Eller: jogou no Atlético de Madri-ESP em 2007 e voltou ao Inter dois anos mais tarde. Ganhou a Libertadores de 2010 e saiu uma temporada depois. Rodou por Al-Ahli, São José-POA, Brasil de Pelotas, Audax-RJ, Red Bull Brasil e Náutico. Agora está no Joinville.

Ediglê: depois do Inter, zagueiro passou por Marítimo-POR, Portuguesa, Náutico, Linense, Ferroviário, Esportivo-RS, Nacional-AM, Passo Fundo-RS, Tubarão-SC e Fast Clube. Atualmente está sem clube.

Índio: permaneceu no Inter até o fim de sua carreira, em 2014. Hoje é comerciante, no interior de São Paulo, e representa o clube gaúcho em eventos consulares.

Élder Granja: depois do Inter, defendeu Palmeiras, Atlético-MG, Vasco e uma lista de clubes brasileiros. Jogou pelo Juventus-SP até maio e agora está sem clube.

Ceará: esteve na França, Cruzeiro e Coritiba. Aos 36 anos, voltou ao Inter após imbróglio por lesão revelada em exame. Se recupera de lesão e assinará até o final de 2017.

Edinho, hoje no Coritiba - Divulgação/Site oficial do Coritiba - Divulgação/Site oficial do Coritiba
Edinho, hoje no Coritiba
Imagem: Divulgação/Site oficial do Coritiba

Rubens Cardoso: passou por Coritiba, Bahia, Feirense-POR e mais clubes menores do Brasil. Se aposentou em 2012, treinou o Amparo, da quarta divisão paulista, no ano passado, e atualmente está sem clube.

Wellington Monteiro: no primeiro semestre deste ano, atuou pelo Guarani de Venâncio Aires, no interior gaúcho. Hoje, está registrado no União-PR.

Edinho: ficou no Inter até 2008, quando foi vendido ao Lecce-ITA. Depois, jogou por Palmeiras, Fluminense e Grêmio. Recentemente se transferiu para o Coritiba.

Paulo César Tinga: jogou no Borussia Dortmund, da Alemanha, voltou ao Inter e foi campeão da Libertadores de 2010. Se transferiu para o Cruzeiro e lá anunciou aposentadoria. Atualmente estuda para ser dirigente de futebol.

Fabinho: se aposentou no final de 2009 e desde então divide a carreira em duas. Atua como executivo de futebol, com passagem por Bangu, Bom Sucesso e Anápolis-GO e corretor de seguros.

Perdigão: depois de jogar pelo Inter, passou por Vasco, Corinthians, São Caetano e Mixto. Se aposentou em 2011 e desde então tem empreendimentos no Paraná.

Jorge Wagner: saiu do Internacional logo após o título e fechou com o Bétis-ESP. Voltou ao Brasil para jogar pelo São Paulo, em 2011 foi para o Kashiwa Reysol-JAP e em 2014 assinou com o Botafogo. No ano seguinte fechou com o Kashima Antlers-JAP e em 2015 jogou pelo Vitória. Atualmente está sem clube.

Michel: em 2007 saiu do Inter e iniciou peregrinação. Depois de 12 clubes, jogou no Brasil de Farroupilha, do interior do Rio Grande do Sul. Planeja atuar até 2018 e está livre desde julho.

O meia Alex, do Inter - Reprodução/site do Inter - Reprodução/site do Inter
O meia Alex
Imagem: Reprodução/site do Inter

Mossoró: em 2008 fechou com o Marítimo-POR, depois passou pelo Braga-POR e Al-Ahli. Desde 2014 joga pelo Istanbul BB, da Turquia.

Adriano Gabiru: último contrato foi com o Panambi, do interior do Rio Grande do Sul, em 2015. Participa de eventos do Inter.

Alex: ficou no Inter até o começo de 2009, quando fechou com o Spartak Moscou. Ainda passou por Corinthians e Al-Gharafa antes de voltar ao estádio Beira-Rio, em 2013. Segue no clube e tem contrato até o final do ano que vem.

Fernandão: deixou o Inter em 2008, rodando por Al-Gharafa, Goiás e São Paulo. Em 2011 virou diretor de futebol e no ano seguinte, treinador do clube gaúcho. Demitido após série de resultados ruins, virou empresário com investimento no setor de transporte e comentarista do Sportv. Faleceu em 7 de junho de 2014, após acidente de helicóptero no interior de Goiás.

Iarley: foi negociado pelo Inter com o Goiás. Depois, jogou por Corinthians, Paysandu e Ferroviário. Neste ano, voltou ao Colorado como diretor técnico das categorias de base. E tem fábrica de panelas e utensílios domésticos em alumínio no interior do Ceará.

Léo: após jogar pelo Inter, passou por Figueirense, Lecce-ITA, Paulista, Leixões-POR, Comercial, Marília, Esportivo-RS e Bragantino. Recentemente esteve na Inter de Limeira.

Rafael Sóbis comemora gol contra o Inter - Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro - Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro
Rafael Sóbis comemora gol contra o Inter
Imagem: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro

Rentería: trocou o Internacional pelo Porto-POR e depois rodou por Strasbourg-FRA, Braga-POR, Atlético Mineiro, Once Caldas-COL, Santos, Millionarios-COL, Racing-ARG e por ultimo assinou com o La Equidad-COL.

Rafael Sóbis: vendido ao Bétis-ESP, passou pelo Al-Jazira e voltou ao Inter em 2010 (onde conquistou o bicampeonato da Libertadores). Depois esteve no Fluminense e no Tigres-MEX. Este ano, acertou com o Cruzeiro.

Abel Braga: técnico está desempregado