Topo

As 4 mudanças que fizeram o Flu chegar a um mês de invencibilidade

Henrique Dourado e Gustavo Scarpa são um dos segredos de arrancada do Fluminense - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Henrique Dourado e Gustavo Scarpa são um dos segredos de arrancada do Fluminense Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2016 06h00

O Fluminense sofria com a falta de regularidade na temporada até que o técnico Levir Culpi conseguiu realizar algumas mudanças. Quatro mudanças, para ser mais exato. Elas melhoraram o time, que passou a colher melhores resultados. Prova disso é que o Tricolor não sabe o que é perder há um mês – último revés foi contra o Atlético-PR, no dia 24 de julho, em Curitiba.

O técnico Levir Culpi - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
O técnico Levir Culpi
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Veja quais foram essas quatro medidas adotadas pelo Fluminense que mudaram a cara da equipe no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. A invencibilidade já fura cinco jogos, com quatro vitórias e apenas um empate.

Antes criticada, defesa vira trunfo

Se no início do ano a maior preocupação dos torcedores estava nas frequentes falhas da defesa, o mesmo não se pode dizer na atualidade. O técnico Levir Culpi dedicou seu tempo para resolver esses problemas. E deu certo. Antes criticada, o sistema defensivo agora virou trunfo, já que é o menos vazado do Campeonato Brasileiro.

Chegada de reforços encorpa elenco

O Fluminense aguardou com ansiedade pela abertura da janela de transferências. E a ansiedade se fez valer. A chegada de sete reforços deu outra cara ao time, que ficou mais encorpado. Chegaram Marquinho, Henrique Dourado, Wellington, Danilinho, Aquino, Rojas e William Matheus. E olha que alguns nem sequer estrearam até agora.

Fim da saudade! Substituto de Fred desencanta

Um dos principais problemas para a irregularidade do Fluminense na temporada era a saudade de Fred. O atacante foi para o Atlético-MG e deixou os cariocas “órfãos”. Richarlison e Magno Alves tentaram assumir o posto, mas não foram bem. Chance para Henrique Dourado, que foi contratado e não decepcionou. Após alguns jogos passando em branco, o Ceifador desencantou e já garantiu duas vitórias.

O meio-campista Gustavo Scarpa - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC. - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.
O meio-campista Gustavo Scarpa
Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.

Destaques recuperam bom futebol

O crescimento do Fluminense passa diretamente também pela recuperação do bom futebol de seus principais jogadores. A situação é claríssima com relação a Gum, Gustavo Scarpa, Cícero e Diego Cavalieri. O zagueiro e o goleiro fazem parte da melhor defesa do Brasileiro. O volante é o artilheiro do time na temporada. E o apoiador segundo maior garçom do BR.