Topo

Messi volta e dá vitória à Argentina sobre Uruguai na estreia de Bauza

Edgardo Bauza orienta a seleção da Argentina contra o Uruguai - AFP PHOTO / ANDRES LARROVERE - AFP PHOTO / ANDRES LARROVERE
Imagem: AFP PHOTO / ANDRES LARROVERE

Do UOL, em São Paulo

01/09/2016 22h24

As Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2018 tem uma nova líder: a Argentina. Com o retorno de Lionel Messi e a estreia de Edgardo Bauza, a equipe conseguiu levar a melhor sobre o Uruguai, dentro de casa, por 1 a 0, apesar de jogar com um atleta a menos desde o fim do primeiro tempo – Paulo Dybala foi expulso.

Com o resultado, a equipe de Bauza vai aos 14 pontos e assume a liderança. O Uruguai, antigo primeiro colocado, agora está em segundo, com 13. O Brasil, que venceu o Equador mais cedo, aparece na quinta colocação, com 12.

Na próxima rodada, a Argentina vai à cidade Mérida enfrentar a Venezuela, na terça-feira (6). No mesmo dia, o Uruguai recebe o Paraguai, em Montevidéu.

Messi está de volta

Messi comemora após abrir o placar para a Argentina contra o Uruguai - AP Photo/Natacha Pisarenko - AP Photo/Natacha Pisarenko
Imagem: AP Photo/Natacha Pisarenko

De cabeça quente após mais uma tentativa de título frustrada, Lionel Messi anunciou que não vestiria mais a camisa da seleção Argentina. A declaração depois da final da Copa América Centenário resultou em diversos pedidos da torcida para que o atacante mudasse de ideia e voltasse ao time. E ele voltou.

Contra o Uruguai, Messi começou a partida como titular e foi o principal jogador da Argentina. Perigoso nas arrancadas, o atacante foi responsável pelo único gol da partida, aos 42 minutos do primeiro tempo. Após belo domínio, ele girou e chutou de fora da área. A bola desviou na defesa e morreu no fundo do gol de Muslera. Mais tarde, Messi quase marcou um belo gol em cobrança de falta de longa distância, mas o goleiro conseguiu voltar para evitar a bola na rede.

Dybala vai do quase gol às lágrimas

Dybala chora após ser expulso da partida entre Argentina e Uruguai - AFP PHOTO / ANDRES LARROVERE - AFP PHOTO / ANDRES LARROVERE
Imagem: AFP PHOTO / ANDRES LARROVERE

A primeira partida de Paulo Dybala como titular da seleção argentina durou menos de 45 minutos. Ainda no primeiro tempo, o atacante de 22 anos levou dois cartões amarelos e foi expulso de campo. Na saída, foi às lágrimas e acabou consolado pelos companheiros de equipe.

Antes disso, no entanto, Dybala apresentava um futebol promissor. Aos 31 minutos, ele quase abriu o placar. Após passe de Di María, o jovem atacante chutou forte de fora da área e acertou a trave de Muslera. A bola ainda bateu nas costas do goleiro antes de sair.

Uruguai não melhora nem com um a mais

O futebol apresentado pela seleção do Uruguai nem de longe parecia de uma equipe até então líder das Eliminatórias. Dominado durante todo primeiro tempo, o time de Óscar Tabárez não conseguia assustar a Argentina nem mesmo após a expulsão de Paulo Dybala, ainda no primeiro tempo.

Bauza estreia priorizando a posse de bola

Após deixar o São Paulo, Edgardo Bauza teve seu primeiro compromisso pela seleção argentina. E para o duelo, o treinador convocou um jogador que não vinha tendo oportunidades: Lucas Pratto. O atacante do Atlético-MG começou a partida como titular, em um trio formado junto com Dybala e Messi.

Durante a partida, o que se viu da “nova Argentina” foi um time que priorizava a posse de bola. Ao término do primeiro tempo, a equipe de Bauza apresentava um número de 76%.