Topo

Em empate, Kosovo faz o 1º gol de sua história; Bale conduz Gales à vitória

Jussi Nukari/Lehtikuva via AP
Imagem: Jussi Nukari/Lehtikuva via AP

Do UOL, em São Paulo

05/09/2016 17h40

Enfrentando burocracias com a Fifa até poucas horas antes de sua estreia oficial, a seleção de Kosovo conseguiu um empate com a Finlândia. Nesta segunda-feira (5), em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, Valon Berisha foi o responsável pelo tento – o duelo acabou em 1 a 1.

Berisha foi um dos atletas que só conseguiram autorização da Fifa para atuar por Kosovo horas antes da partida. Pelas regras da entidade máxima do futebol, um atleta que já jogou por outra seleção não pode trocar de time – antes, Berisha jogava pela Noruega. As autorizações foram dadas depois de alguns atletas reivindicarem individualmente uma permissão especial.

Ao todo, 16 jogadores conseguiram a liberação para trocar de seleção e passar a defender Kosovo. O país declarou independência da Sérvia em 2008 e em maio desse ano passou a ser membro da Fifa.

O tento de Berisha foi marcado aos 15 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti. Antes disso, Arajuuri abrira o placar para a Finlândia. As duas seleções estão no Grupo I, junto com Croácia, Islândia, Turquia e Ucrânia.

Bale se destaca na vitória de Galês

Gareth Bale toca na saída de Igor Dobrovolski e marca o terceiro de Gales contra a Moldova - Reuters / John Sibley - Reuters / John Sibley
Imagem: Reuters / John Sibley

Na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo, Gareth Bale foi o destaque da vitória de País de Gales contra Moldova. O jogador do Real Madrid participou de três dos quatro gols dos galeses na vitória por 4 a 0.

No primeiro, aos 38 minutos, foi ele o responsável pelo cruzamento que Voke aproveitou de cabeça e abriu o placar. Mais tarde, aos 6 do segundo tempo, Bale aproveitou bobeira da zaga, avançou com a bola, driblou dois marcadores e tocou na saída de Igor Dobrovolski. No fim, o jogador do Real Madrid ainda converteu pênalti que ele mesmo sofreu.

Antes disso, Allen já havia marcado o segundo de Galês, aos 44 minutos do primeiro tempo.