Topo

Com dois de Diego Costa, Espanha massacra Liechtenstein nas Eliminatórias

Alvaro Barrientos/AP
Imagem: Alvaro Barrientos/AP

Do UOL, em São Paulo

05/09/2016 17h34

A Espanha agradou a quem compareceu ao pequeno Estádio Reino de León nesta segunda-feira (5) para assistir a estreia da seleção nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2018. Com facilidade, os comandados de Julien Lopetegui massacraram Liechtenstein por 8 a 0 e começaram bem a campanha no Grupo G da fase classificatória do Mundial.

Diego Costa, Morata, David Silva (duas vezes cada), Sergi Roberto e Vitolo marcaram pelos espanhóis, que apresentaram um futebol envolvente que venceu a retranca adversária no segundo tempo - a etapa inicial terminou com o placar marcando 1 a 0 para os donos da casa.

Na mesma chave que a Itália, os espanhóis abriram uma boa vantagem no saldo de gols nesta primeira rodada, já que os italianos derrotaram Israel por apenas 3 a 1.

David Silva - Eloy Alonso/Reuters - Eloy Alonso/Reuters
Imagem: Eloy Alonso/Reuters

David Silva arma Espanha e aparece para concluir

O meia David Silva foi a principal peça do time espanhol, se movimentando por todo o campo, mas tendo papel crucial na aproximação e infiltração na área adversária. O jogador do Manchester City atuou como o meia-atacante mais centralizado do time, mas se movimentou por todo ataque, especialmente pelo lado esquerdo do campo. Foi por ali que surgiram três dos cinco gols espanhóis. Silva não se limitou à articulação: apareceu para definir em mais de uma ocasião, balançando as redes em três delas - uma mal anulada pela arbitragem.

A atuação da Espanha: envolvente e promissora

Era de se esperar, e a Espanha não fugiu do script contra a pequenina Liechtenstein. Em casa, a seleção espanhola teve tranquilidade na estreia das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo 2018, controlando a posse de bola e tendo bom volume de jogo. O ponto forte do ataque espanhol foram os ataques iniciados pelo lado esquerdo do campo, onde caíam David Silva e Jordi Alba. De lá saíram boas jogadas com a bola rolando e o gol de Diego Costa aos 10min, bola levantada para a área em uma falta cobrada por Koke na ponta esquerda.

Na etapa complementar, os espanhóis transformaram o jogo em uma goleada em seis minutos, com Sergi Roberto, David Silva e Vitolo. Diego Costa deixou seu segundo antes de ser substituído por Morata, que marcou duas vezes no pouco tempo que ficou em campo - embora tenha tido uma ajudinha do goleiro Jehle nos dois lances. Ainda deu tempo para David Silva fechar o placar.

Lopetegui - Eloy Alonso/Reuters - Eloy Alonso/Reuters
Imagem: Eloy Alonso/Reuters

Lopetegui tira Espanha de marasmo

Em seu primeiro jogo importante no comando da seleção espanhola, o técnico Julien Lopetegui merece elogios pela intensidade mostrada pelos seus comandados em campo. Com jogadores não tão badalados no time, como Vitolo e Nolito, a Espanha mostrou um ataque mais incisivo do que aquele da equipe treinada por Vicente Del Bosque até a Eurocopa deste ano. Um bom sinal para o novo treinador, que tenta renovar o time após uma geração vitoriosa sob o comando do seu antecessor.

Ficha técnica

Espanha 8 x 0 Liechtenstein
Data:
05/09/2016
Local: Estádio Reino de León, em León (Espanha)
Hora: 15h45 (de Brasília)
Gols: Diego Costa, 10' do primeiro tempo e aos 20' do segundo tempo; Sergi Roberto, 9'; David Silva 14'; Vitolo 15' ; Morata; 37' e 39' do segundo tempo.

Espanha: De Gea; Sergi Roberto, Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba; Busquets, Koke, Thiago (Nolito), Vitolo (Asensio), David Silva; Diego Costa (Morata). Técnico: Julien Lopetegui

Liechtenstein: Jehle, Göppel, Kaufmann, Rechsteiner (Yildiz) e Marcel Büchel; Wieser, Burgmeier, Martin Büchel e Hasler; Salanovic (Wolfinger) e Polverino. Técnico: Rene Pauritsch