Topo

Time alemão lança campanha a favor de acolhimento de refugiados

Clube alemão St Pauli lança campanha a favor de refugiados com o slogan "nenhum humano é ilegal" - Reprodução Facebook
Clube alemão St Pauli lança campanha a favor de refugiados com o slogan 'nenhum humano é ilegal' Imagem: Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

24/09/2016 11h40

O time alemão St. Pauli colocou em sua página no Facebook uma imagem com a mensagem ‘nenhum humano é ilegal’, uma declaração em apoio aos refugiados. A iniciativa faz parte de uma campanha lançada em conjunto com uma banda The Wakes, da Escócia.

Camisas com o logotipo serão colocadas a venda por 15 euros (R$ 54), mesmo valor de um CD do grupo musical. Todo dinheiro arrecadado será doado para projetos sociais. O pacote com os dois produtos sai por 25 euros (R$ 90).

O projeto é mais uma prova de engajamento social do St Pauli. O time de Hamburgo, que disputa a segunda divisão do Campeonato Alemão, substituiu o patrocinador pela mensagem ‘sem futebol para os fascistas’. O posicionamento contundente ocorreu no início do ano, na semana do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro.

A questão dos refugiados se transformou numa grande questão política na Alemanha e resultou em enfraquecimento da chanceler Angela Merkel. Ela permitiu a entrada de pelo menos 1 milhão de migrantes no país, considerado o mais estável na Europa.

A medida levou a derrota de seu partido em duas das três eleições estaduais realizadas em março deste ano. O descontentamento da população com a decisão de Merkel apareceu na por meio de uma grande votação no Alternativa para a Alemanha (AfD). O partido anti-imigração ficou com 20% dos votos.

A eleição se tornou uma espécie de plebiscito sobre a imigração e tirou força da principal política da Europa, que ainda assim manteve sua posição. Com a campanha, o St Pauli se alinha com a chanceler que ganhou a última eleição com o slogan 'confiem em mim'.