Topo

Palmeiras começa decisão na Copa do Brasil em meio a 'DRs' fora do campo

Palmeiras encara o Grêmio para dar um passo importante rumo à semifinal - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Palmeiras encara o Grêmio para dar um passo importante rumo à semifinal Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/09/2016 06h00

A tranquilidade de um líder de campeonato se contrapõe a complicados casos extracampo responsáveis por balançar o dia a dia do Palmeiras. Nesta quarta-feira, sob este clima, a partir da 21h45 (de Brasília), a equipe comandada por Cuca inicia a decisão por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil diante do Grêmio, em Porto Alegre.

Dois casos resultaram em uma mudança de pauta na rotina do líder da Série A e na discussão das relações pessoais dentro do clube.

Primeiramente na segunda, o UOL Esporte revelou conversas de Whatsapp nas quais Gabriel Jesus afirma ao empresário Fábio Caran que abriria mão da transferência ao Manchester City para o 'Palmeiras não ganhar nada'.

O último caso ocorreu nesta terça-feira, quando a Rádio Transamérica revelou uma discussão entre Rafael Marques e Cuca. Na conversa ocorrida após a vitória do último sábado (4) contra o Coritiba, o atacante reclamou do tom utilizado pelo treinador, que rebateu de maneira ríspida.

Ambos casos são tratados como 'encerrados' dentro do clube. Em relação a Jesus, o Palmeiras afirmara ter conhecimento do conteúdo da conversa, devidamente anexada como forma de defesa de Fábio Caran para receber 22,5% da transferência de 32 milhões de euros do jovem de 19 anos ao Manchester City.

Sobre Rafael Marques, a confusão nasceu e morreu no próprio sábado. O atacante reuniu-se com Cuca ainda depois da partida para discutirem a relação e chegaram a um consenso para amenizar as consequências da discussão. O camisa 19, liberado do treino de terça-feira, foi relacionado para a partida desta quarta-feira.

Com Rafael Marques e Jesus, pivôs de casos polêmicos, o Palmeiras viajou com 23 atletas para o Rio Grande do Sul. Cuca promete usar o melhor que possui em mãos, mas sofre com três desfalques importantes para a primeira partida das quartas de final.

Sem as melhores condições físicas, Cleiton Xavier e Jean permaneceram em São Paulo. Já o volante Thiago Santos, alternativa aos titulares no setor de meio-campo, perdeu o pai e acabou liberado pela comissão técnica.

Embora tenha o título brasileiro como prioridade, o confronto diante do Grêmio na Copa do Brasil surge como uma alternativa para o clube de Palestra Itália responder em campo aos entreveiros fora das quatro linhas.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x PALMEIRAS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de setembro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Ivan Carlos Born (PR)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace e Jaílson; Pedro Rocha, Douglas e Luan; Henrique Almeida.
Técnico: Renato Portaluppi.

PALMEIRAS: Jailson; Gabriel, Yerry Mina, Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Dudu e Erik (Leandro Pereira); Gabriel Jesus.
Técnico: Cuca.