Topo

Arda Turan se firma no Barça e vira amuleto nas ausências de Neymar e Messi

Meia turco já soma cinco gols e quatro assistências em 9 jogos na temporada - AP Photo/Manu Fernandez
Meia turco já soma cinco gols e quatro assistências em 9 jogos na temporada Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

30/09/2016 06h00

Arda Turan viveu momentos difíceis em seus primeiros dias no Barcelona. Impedido de estrear no ano passado devido à punição da Fifa imposta ao clube catalão, o meia turco vestiu azul e grená pela primeira vez em uma partida oficial apenas em janeiro de 2016. Isto é, na metade da temporada europeia.

Após meses de adaptação ao novo clube, aos novos companheiros, ao novo sistema de jogo, Turan parece enfim ter encontrado seu espaço no elenco de Luis Enrique. Em apenas nove jogos nesta temporada, ele já marcou 5 gols e deu 4 assistências. Agora sintonizado no elenco, em boa forma física e técnica, parece outro jogador. 

Da estreia em janeiro ao fim da temporada em maio, Turan havia feito apenas 2 gols e dado 4 assistências em 25 jogos. E em sua temporada mais goleadora na Espanha, em 2013-14, pelo Atlético de Madri, o meia turco balançou as redes nove vezes. Números que não deixam dúvida que o camisa 7 vive seu melhor momento no Barcelona, onde tem mostrado sua faceta goleadora.

A melhora inegável no desempenho de Turan, inclusive, chegou em boa hora para Luis Enrique, que tem sofrido desde o início da temporada para escalar o tridente de ataque MSN. Motivo pelo qual o turco tornou-se amuleto da equipe para as ausências circunstâncias de Neymar e Messi.

Nas duas partidas em que Neymar esteve ausente no início da temporada, por causa da disputa dos Jogos Olímpicos, Turan substituiu o brasileiro pelo lado esquerdo do ataque do Barça e não decepcionou, marcando dois gols.

Agora, com Messi ausente devido a lesão no púbis, Arda tem sido o substituto mais eficiente do craque argentino, mesmo quando começa as partidas no banco de reservas. Nos dois últimos jogos, pelo Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, por exemplo, ele balançou as redes entrando apenas no segundo tempo.

Turan - Kai Pfaffenbach/Reuters - Kai Pfaffenbach/Reuters
Turan anota belo gol contra o Borussia Mönchengladbach na Liga dos Campeões
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Após o gol contra o Borussia Mönchengladbach, na quarta-feira (28) passada, Turan revelou conversa com o treinador Luis Enrique segundos antes de entrar em campo pela meia direita, setor normalmente ocupado por Messi.

“Eu trabalho para a equipe. Mas o que me disse Luis Enrique? ‘Arda, vamos atacar com tudo e buscar o gol”, relatou Turan ao BeIN Sports, explicando a nova fase artilheira.

Após a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Borussia, para a qual a entrada de Turan foi decisiva, o treinador do Barcelona rasgou elogios à boa forma do meio-campista.

“Estou muito feliz com a performance de Arda. Esse ano [temporada], ele está mostrando a forma que todos sabíamos que ele era capaz. Ele ajuda demais a equipe, é algo que nós sabíamos que ele faria quando o contratamos”, avaliou Luis Enrique.

O capitão e ídolo Andrés Iniesta também exaltou o momento de Turan: “A contribuição de Arda é fundamental, não só em termos dos seus gols, mas também para tudo que ele adiciona. Essa é a beleza do nosso elenco”.

Quando se especulava na mídia espanhola que Turan estaria próximo de deixar a Catalunha, ele teve o melhor início de temporada de sua carreira. Atua pela esquerda, seu habitat natural, mas também rende bem pela direita, assim como preenche com qualidade o meio de campo. Sem contar sua recente fase goleadora. Ponto para Luis Enrique, persistente em recuperar o jogador de 29 anos, que a cada dia que passa torna-se o 12º jogador do elenco culé.