Topo

Em livro, Cruyff diz que impediu Barcelona de "se livrar" de Guardiola

Johan Cruyff e Jordi, seu filho - Getty Images
Johan Cruyff e Jordi, seu filho Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/10/2016 09h41

Pep Guardiola não é apenas um dos treinadores mais relevantes da história recente do futebol, mas um ídolo do Barcelona como técnico e como jogador. Essa história, entretanto, poderia ter sido muito diferente. Em livro autobiográfico, o holandês Johan Cruyff disse que impediu o time catalão de “se livrar” do comandante do Manchester City quando o espanhol ainda estava no início da carreira como atleta.

“O Barcelona queria se livrar dele. Achavam que ele era magricela, fraco na defesa e nulo no jogo aéreo. O que ninguém via era que ele tinha qualidades básicas para chegar longe: inteligência de jogo, rapidez de execução e técnica. Se eu não estivesse no Barcelona, seguramente ele teria sido negociado com um time de segunda divisão”, escreveu Cruyff no livro.

Com o título “Johan Cruyff – Memórias”, a obra será lançada na Europa na próxima semana. O holandês, morto em março deste ano, escreveu o livro em parceria com o jornalista David Walsh, do Sunday Times. Neste domingo, o francês “L’Equipe” publicou uma série de trechos.

Além dos trechos sobre Guardiola, as partes vazadas do livro têm histórias de Cruyff sobre a dificuldade para largar o cigarro e a relação com o filho Jordi, por exemplo. O ídolo holandês diz que a carreira do herdeiro foi prejudicada pela sombra do pai e por suspeitas de favorecimento em função do sobrenome. Também fala sobre o orgulho que sentiu ao ver Jordi convocado para a Eurocopa.

Cruyff ainda dedica espaço no livro às táticas que usava para enganar treinadores. O holandês relata, por exemplo, que se escondia atrás de uma árvore em atividades da seleção para não precisar correr ao redor do gramado e não ser repreendido pelo técnico Rinus Michels.