Topo

Inter monta lista de alvos, mas adia busca por reforços para 2017

Clube mantém levantamento de mercado, as diretoria segue com foco no Brasileirão - Ricardo Duarte/Divulgação Inter
Clube mantém levantamento de mercado, as diretoria segue com foco no Brasileirão Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/10/2016 06h00

O Internacional ainda não está no mercado, mas já mapeou o que precisa. Lutando para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, e com eleição presidencial em dezembro, o clube mantém a prospecção de atletas ativa. Porém não começou as sondagens e nem sequer define prazo para iniciar o processo visando à próxima temporada.

A postura se justifica. O atual departamento de futebol, formado às pressas para ajudar o time a fugir da segunda divisão, garante que não tocará negócios na virada do ano. O foco é total na situação do time e nas rodadas finais do Brasileirão.

Só que paralelo ao planejamento de curto prazo, o Internacional mantém seu setor de análise ativo. O Capa (Centro de Análise e Prospecção de Atletas) continua levantando dados e elaborando listas com alternativas no mercado nacional e internacional.

O material é disponibilizado aos dirigentes periodicamente. Foi assim na chegada da atual cúpula, em agosto. Com os dados em mãos, os cartolas decidiram avançar na contratação de Eduardo Henrique, por exemplo. O volante já havia sido prospectado quando Paulo Roberto Falcão e outros dirigentes estavam no clube.

As carências atuais nem são tratadas pelo Inter. O clube adotou a política de não expor o atual elenco. Um procedimento dentro da ideia de trabalhar o psicológico e a confiança do time.

Contratos longos e as recentes movimentações no mercado, desde dezembro do ano passado, indicam que o grupo deve ter a base mantida em 2017. Ainda assim, a lateral esquerda, o meio-campo e o ataque são quase unanimidade como funções a serem reforçadas.

Permanecendo ou não na Série A, o Internacional ainda terá de esperar alguns dias após o final do Brasileirão para mergulhar no mercado da bola. Em 10 de dezembro acontecerá o chamado ‘segundo turno’ da eleição presidencial. Marcelo Medeiros, Pedro Affatato e José Amarante são os candidatos.