Topo

CBF planeja jogos com seleções tops da Europa, mas esbarra em dificuldades

Brasil planeja confronto contra seleções da Europa - Eduardo Anizelli/Folhapress
Brasil planeja confronto contra seleções da Europa Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/10/2016 12h19

Apesar das quatro vitórias em quatro jogos neste início de trabalho de Tite, a seleção brasileira vem encontrando algumas dificuldades. E não especificamente dentro de campo, mas na logística fora das quatro linhas no planejamento já de olho em 2017.

Analisando o trabalho da próxima temporada, Tite e comissão técnica estudam possíveis adversários para amistosos em datas Fifa que terão com o grupo. Na cabeça, uma prioridade: enfrentar seleções de ponta da Europa. Na prática, no entanto, não tem sido fácil viabilizar esses jogos.

A ideia da marcação destes jogos, divulgada inicialmente pelo site Globoesporte.com, foi confirmada à reportagem pelo coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, que ainda falou sobre as dificuldades nas negociações.

Edu contou que a prioridade da equipe de Tite será sempre enfrentar as melhores seleções, mas que o corpo técnico da CBF se vê diante de uma enorme complexidade para viabilizar tais partidas. "Não é tão simples como imaginávamos", contou o coordenador.

Isso ocorre porque, diferente das seleções sul-americanas, as equipes europeias ocuparão boa parte das datas Fifa com jogos das Eliminatórias. O Brasil teria três datas com o torneio e duas outras vagas, mas esbarra na conciliação de agendas. Alguns dos principais times, inclusive, já negociam com outras seleções.

Para 2017, o Brasil ja tem marcado jogos contra Uruguai e Paraguai, em março; Equador e Colômbia, em setembro; e Bolívia e Chile, em outubro. Todos pelas Eliminatórias. A ideia é colocar mais quatro amistosos contra equipes de outra escola de futebol - especialmente Europa - neste calendário.

"Não é simples. Vamos abordar isso na próxima semana [em reunião da comissão técnica] e tentar resolver", finalizou Edu Gaspar.