Topo

Árbitro da final da Copa de 2010 explica por que não expulsou De Jong

Laurence Griffiths/Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/10/2016 19h37

Depois de seis anos da final da Copa do Mundo de 2010, o árbitro Howard Webb voltou a falar sobre o lance envolvendo De Jong e Xabi Alonso – na ocasião, o holandês acertou o peito do espanhol, mas levou apenas cartão amarelo. Em um trecho de seu livro “El Hombre en el Medio”, publicado pelo jornal “Times”, o inglês explica a razão por não ter expulsão o jogador.

“Xabi Alonso cabeceou a bola para David Villa e nesse momento De Jong se chocou contra ele. Nesse momento, eu estava atrás de Alonso, a nove metros, então vi o exato momento do choque. Sabia que havia sido uma entrada desproporcional, contundente e merecedora de punição. Nenhum dos meus assistentes me disse nada pelo rádio, então mostrei um amarelo pelo que vi com os meus olhos. Com a mão no coração, nunca me passou pela cabeça que era para vermelho. Estava convencido de que era para cartão amarelo”, admite Webb.

O lance aconteceu aos 27 minutos do primeiro tempo. Assim que Webb mostrou o cartão amarelo, os jogadores da Espanha e o banco de reservas se irritaram com a decisão do árbitro inglês. No livro, ele diz ter ficado confuso no momento.

“Quando mostrei o amarelo, vi uma reação furiosa dos espanhóis, tanto dentro como fora de campo. Pensei que estavam irritados pela dureza física que os holandeses estavam mostrando. Inclusive, pensei (que a reclamação) fosse porque não dei a vantagem quando Xabi cabeceou para Villa”.

Webb afirma ter se dado conta que o lance era para cartão vermelho apenas no intervalo. “Só me dei conta de que a entrada de De Jong poderia ter sido para vermelho no intervalo da partida. Fiquei muito aborrecido. Comecei a pensar que tinha errado em uma final de Copa do Mundo. Que p... pesadelo! Voltei ao campo batendo na minha cabeça e com o coração palpitando forte”.

Apesar de prejudicada no lance, a Espanha conquistou o título na prorrogação. Iniesta foi o responsável pelo gol da vitória por 1 a 0, que resultou na primeira taça espanhola.