Topo

Crias da base do Real se destacam e já fazem pressão sobre Bale e Benzema

Morata e Lucas Vázquez foram bem na goleada do Real sobre o Legia - Sergio Pérez/Reuters
Morata e Lucas Vázquez foram bem na goleada do Real sobre o Legia Imagem: Sergio Pérez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/10/2016 20h01

A vitória por 5 a 1 do Real Madrid sobre o Legia Varsóvia, pela Liga dos Campeões, pode acabar virando uma dor de cabeça para o técnico Zidane. As boas atuações recentes dos atacantes Lucas Vázquez e Morata, criados na base do clube, já fazem com que o Marca, principal jornal esportivo do país, estampe: "O que mais precisam fazer para serem titulares?".

Se Cristiano Ronaldo segue intocável mesmo com um início de temporada irregular para seus padrões, o mesmo não se pode dizer sobre seus parceiros de ataque, Gareth Bale e Karim Benzema. A imprensa de Madri já faz pressão para que os dois astros percam espaço para os pratas da casa. "Lamentavelmente, [Morata e Vázquez] recebem mais elogios que minutos em campo", escreveu o AS.

Bale x Vázquez

Bale e Vázquez - Vincent West/Reuters - Vincent West/Reuters
Imagem: Vincent West/Reuters

Jogador mais caro do mundo até este ano, quando foi ultrapassado pela transferência de Pogba ao Manchester United, Bale é titular absoluto pelo lado direito do ataque do Real. Mas para o AS, não deveria ser assim. "Ele tirou o primeiro gol [contra o Legia] do nada, mas parece discreto demais para ser um jogador de primeiro nível", criticou o AS.

Já o Marca não citou Bale diretamente, mas preferiu elogiar as qualidades de Lucas Vázquez. "A profundidade que ele dá ao time, seu sacrifício defensivo, sua eletricidade pelo lado ou sua inteligência por dentro. Se tivesse as oportunidades de outros...".

O estilo de jogo dos dois é bastante diferente: Bale é canhoto, tem muita força física e chuta mais para o gol, enquanto Vázquez é destro e prefere cruzar em vez de finalizar. Os números dos dois deixam isso claro: o galês tem quatro gols e uma assistência em 806 minutos na temporada, enquanto o espanhol soma um gol e três assistências em 386 minutos.

Benzema x Morata

Morata e Benzema - Desiree Martin/AFP - Desiree Martin/AFP
Imagem: Desiree Martin/AFP

Já na função de centroavante, Benzema não vive bom momento desde que problemas extracampo o deixaram de fora da Eurocopa de 2016. O camisa 9 é um dos jogadores mais questionados do elenco do Real, o que abre ainda mais as portas para Morata, que foi recontratado da Juventus justamente para ser a sombra do francês nesta temporada.

"Seus gols não são casualidades. Álvaro é da Champions", disse o Marca, que destacou a "estrela" de Morata no torneio continental. Já Benzema, recuperado recentemente de lesão, também recebeu críticas do AS: "Ele ainda não voltou. Fez muito pouco, em um jogo feito sob medida para ele".

Benzema é mais técnico, enquanto Morata é mais rápido. Os dois finalizam bem e são perigosos no jogo aéreo. Até agora na temporada, os dois somam três gols e uma assistência cada um. A diferença está no número de minutos jogados: Benzema tem 622, e Morata, 528.

E Cristiano Ronaldo?

Cristiano Ronaldo - Francisco Seco/AP - Francisco Seco/AP
Imagem: Francisco Seco/AP

Segundo o AS, o português foi um "leão enjaulado e sem gol" contra o Legia. Mas, por enquanto, ninguém chegou a sugerir que o principal astro da equipe está com sua titularidade ameaçada. Os números de Cristiano na temporada também são superiores aos de Bale e Benzema: quatro gols e duas assistências em 678 minutos. Esse, pelo menos, é um problema que Zidane ainda não tem.