Topo

Jogador da base é encontrado morto dentro na piscina da Portuguesa

Lucas Santos jogava na base da Portuguesa - Reprodução
Lucas Santos jogava na base da Portuguesa Imagem: Reprodução

Aiuri Rebello, Bruno Thadeu e Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

20/10/2016 10h50Atualizada em 20/10/2016 16h02

O jogador Lucas Santos, que atuava na base da Portuguesa, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (20) na piscina do clube. O caso foi registrado no 12º DP (Pari). A polícia apura as causas da morte do jovem de 16 anos.

De acordo com o delegado titular do 12º DP, Eder Pereira da Silva, Lucão, como era conhecido pelos companheiros o atleta, participou na quarta-feira (19) de uma churrascada promovida pelo time sub-17 da Lusa nas dependências do clube. O evento foi feito para celebrar vitória sobre o Água Santa no domingo passado, que classificou o time à próxima etapa do Paulistão das categorias de base.

Segundo a polícia, durante a festa, Lucão não estava bem, mas mesmo assim pulou na piscina onde estavam outros atletas. Após passar mal, foi retirado da água pelos jogadores, e teria melhorado. O churrasco prosseguiu e o jovem não teria sido mais visto depois do final da tarde, de acordo com as primeiras informações. Na manhã desta quinta-feira, seu corpo foi achado na piscina por funcionários.

Sem conseguir falar com Lucas por telefone durante a noite passada, a família preocupou-se. O jovem vivia com o avô em São Paulo, fora das dependências do clube. Sem ter notícias do neto, o avô foi ao Canindé na manhã nesta manhã, quando foi informado da morte do atleta. Quando soube da morte de Lucas, o idoso passou mal e foi levado a um hospital de ambulância.

Ao UOL Esporte, um amigo que não estava presente no churrasco e relatou que ouviu de pessoas que participaram da festa, disse que Lucas sentiu dor de cabeça e passava mal dentro da piscina. Um colega do atleta teria dito: "Saia daqui, fique fora da piscina”. Lucas teria obedecido contrariado.

A polícia investiga como Lucas retornou para a água e quando. O corpo do atleta estava no fundo da piscina, dificultando a visualização durante a noite. De acordo com a polícia, não há sinais de violência aparente nele.

Segundo a namorada do atleta, a estudante Aline Piffer Rosendo, ele não sabia nadar e não consumia bebida alcoólica. Ela conversou com o jogador pela última vez por volta das 14h da quarta-feira.

Lucão era zagueiro e pertencia ao time sub-17 da Lusa, que disputa o Campeonato Paulista da categoria. O atleta participou de sete jogos na competição sub-17. O corpo de Lucão seguiu para o IML Central.

Em nota oficial, a Lusa se pronunciou:

A Associação Portuguesa de Desportos vem a público lamentar a morte do atleta Lucas Jesus dos Santos, que defendia atualmente a equipe sub 17. O Clube está empenhado neste momento em colaborar com as autoridades policiais para a investigação e elucidação dos fatos e também prestará todo o apoio necessário aos seus familiares.

Avô de jovem passa mal e é levado de ambulância para hospital após descobrir que o neto morreu afogado  - Luiza Oliveira/UOL Esporte - Luiza Oliveira/UOL Esporte
Avô de jovem passa mal e é levado de ambulância para hospital após descobrir que o neto morreu afogado
Imagem: Luiza Oliveira/UOL Esporte