Topo

Guarani tira desvantagem de 4 gols, goleia o ABC e vai à final da Série C

Do UOL, em São Paulo

23/10/2016 22h56

O Guarani havia perdido a primeira semifinal da Série C por 4 a 0 para o ABC. Se o acesso à segunda divisão nacional já estava garantido, a vaga na final parecia muito distante. Quem foi apoiar um time virtualmente eliminado no Brinco de Ouro, no entanto, acabou premiado com uma atuação de gala. Comandado pelo veterano Fumagalli, autor de três gols, o time bugrino fez 6 a 0 e avançou de forma heroica.

A festa é histórica. Não bastasse a vaga na Série B, o Guarani tem a chance de conquistar um título nacional pela primeira vez desde 1981, quando venceu a segunda divisão. A decisão será contra o Boa Esporte Clube, que eliminou o Juventude no último sábado.

A vitória veio aos poucos, sem pressa. No primeiro tempo, Leandro Amaro e Fumagalli começaram a dar esperanças para o público. A expulsão de Jones Carioca só ajudou o Guarani, que dominava o jogo completamente e tentava furar o bloqueio do ABC sem sucesso.

Foi no começo do segundo tempo, com dois gols de Fumagalli, que a vaga se aproximou. Àquela altura, o 4 a 0 levava a decisão para os pênaltis, bem mais do que poderiam esperar os bugrinos depois de um primeiro jogo para se esquecer no Rio Grande do Norte.

Só que a festa só ficaria completa aos 31 do segundo tempo, quando Alex Santana acertou um lindo chute de fora da área e garantiu a vaga, que seria ratificado com o sexto gol, de Pipico, que viria pouco depois.