Topo

O "detestado" Van Gaal mostrou consideração por funcionária da limpeza

Van Gaal é polêmico, mas também tem seu lado "bonzinho" - Best Photo Agency & C / Pier Gia
Van Gaal é polêmico, mas também tem seu lado 'bonzinho' Imagem: Best Photo Agency & C / Pier Gia

Do UOL, em São Paulo

25/10/2016 06h00

Louis Van Gaal colecionou desafetos em sua carreira como técnico. A lista conta com estrelas de diferentes nacionalidades e foi crescendo a cada time que dirigiu. No entanto, o holandês tem um lado pouco conhecido do grande público. A arrogância já admitida por ele à imprensa às vezes dá lugar a um profissional bastante humano.

É assim que o El País descreve algumas passagens de Van Gaal pelo Barcelona. Na mais marcante delas, Van Gaal chamou a atenção de estrelas do time catalão para defender uma senhora responsável por parte da limpeza do centro de treinamento do clube.

Isso aconteceu depois de um treinamento sob forte chuva. Ao deixarem o campo e seguirem para o vestiário, os jogadores deixaram um rastro de pedaços de barro que caíam de suas chuteiras. O corredor de acesso ficou imundo. Van Gaal, então, intercedeu.

"Vocês não percebem que estão dando um trabalho enorme para a senhora que esfrega o piso do corredor", recriminou o treinador, segundo o diário espanhol. Ele fez com que os jogadores voltassem ao local e diminuíssem a sujeira.

O polêmico treinador holandês também mostrou sua face família em uma entrevista, também durante os tempos de Barcelona. Ao entrar na sala de Van Gaal no centro de treinamento, o repórter notou vários quadros com fotos dos filhos do holandês e tentou "quebrar o gelo".

"Os filhos em primeiro lugar", disse o repórter. Van Gaal, então, respondeu. "Não, os filhos se vão. A mulher em primeiro lugar!”.

O holandês de 65 anos trabalha como técnico há 25 anos, tempo suficiente para construir uma longa lista de desafetos. Um dos principais foi Rivaldo. Giovanni e Lúcio também já bateram de frente, assim como nomes do porte de Ibrahimovic, Ribery, Stoichkov, Van Persie e Luca Toni. Mas a funcionária da limpeza está em outra lista, bem mais positiva.