Topo

Federação Baiana se irrita com CBF e reclama de árbitros para dupla Ba-Vi

Marcelo de Lima Henrique será o responsável por apitar Vitória x Atlético-PR - GETTY
Marcelo de Lima Henrique será o responsável por apitar Vitória x Atlético-PR Imagem: GETTY

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 20h28

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) resolveu tomar as dores de Vitória e Bahia e divulgou uma nota protestando contra a escalação de árbitros de ‘estados concorrentes’ nos jogos da dupla nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

A FBF enviou três ofícios à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), datados de 13 e 26/10 e 1º/11, solicitando sensibilidade da Comissão de Arbitragem para não escalar árbitros de federações onde clubes rivalizam com o Bahia pelo acesso, na Série B, e com o Vitória contra o rebaixamento, na Série A.

Porém, a entidade nacional parece que não vem atendendo às solicitações da FBF. Recentemente, um árbitro catarinense foi escalado para comandar uma partida do Bahia, sendo que o Avaí é adversário direto por uma vaga na Série A.

Já para a partida entre Vitória e Fluminense, foi escalado um árbitro de Pernambuco, estado que tem o Sport como rival direto contra o descenso. O jogo, inclusive, contou com um gol ilegal do Fluminense e terminou empatado por 2 a 2.

A Comissão de Arbitragem parece ter ignorado os pedidos da FBF e seguiu escalando árbitros de federações que possuem clubes envolvidos nas disputas com Bahia e Vitória. O paranaense Rodolpho Toski Marques foi escalado para apitar o confronto entre Vila Nova e Bahia, na próxima sexta-feira (4), sendo que o Londrina é concorrente do Bahia pelo acesso.

E já nesta terça-feira (1º), logo após o último ofício enviado, a CBF escalou o árbitro Marcelo de Lima Henrique para comandar o duelo entre Vitória e Atlético-PR, no próximo domingo (6). Marcelo de Lima, apesar de carioca, está vinculado à Federação Pernambucana de Futebol, da qual o Sport é filiado. A FBF contestará sua escalação em mais um ofício, que será encaminhado ainda nesta terça.

“A entidade reitera o que já foi anteriormente colocado, no sentido de que não tem nada contra os árbitros. Porém, é arriscado escalar para jogos decisivos árbitros de federações com clubes diretamente envolvidos na disputa. A Comissão de Arbitragem demonstra não ter a mínima atenção para com um pleito justo, formulado por uma federação filiada à CBF, mas isso não impedirá que a entidade baiana siga sua luta em defesa dos interesses dos seus filiados”, protesta a FBF.

Quer receber notícias do Bahia e do Vitória de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.