Topo

Quem é a jogadora do Barcelona que foi comparada a Maradona após golaço?

Do UOL, em São Paulo

05/11/2016 08h34

A atacante espanhola Bárbara Latorre ganhou manchetes ao redor do mundo nos últimos dias. Também, pudera: a camisa 19 do time feminino do Barcelona foi a autora de um gol de destaque na vitória de sua equipe por 6 a 1 sobre o Espanyol, na quarta-feira, pelo Campeonato Espanhol feminino.

No lance em questão, Bárbara recebeu a bola na lateral esquerda, antes mesmo do meio de campo, e escapou da entrada de uma marcadora. Correu em direção à área, fugiu de outras duas marcadoras, sofreu o carrinho de uma quarta rival, caiu, levantou-se, entrou na área, passou por uma quinta adversária numa dividida e bateu para o gol. É pouco?

O próprio Barcelona divulgou o gol, comparando-o ao feito de Diego Maradona na Copa do Mundo de 1986. Na ocasião, em partida contra a Inglaterra pelas quartas de final, o camisa 10 também recebeu a bola no meio de campo e encarou toda defesa adversária antes de marcar o segundo gol de sua equipe no jogo. Os argentinos venceram aquele jogo por 2 a 1.

As comparações foram inevitáveis. Na Espanha, compararam o feito de Bárbara com gols marcados por Ronaldo (em 1996, diante do Compostela) e Lionel Messi (em 2007, contra o Getafe) - em todos os casos, os craques arrancaram do meio de campo e driblaram a marcação.

Mas afinal, quem é esta nova estrela do futebol feminino?

Bárbara Latorre - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Nascida em 14 de março de 1993, Bárbara Latorre Viñals (foto) começou sua carreira no futsal, antes de estrear no futebol profissional em 2011 pelo time feminino do Zaragoza. Em 2013, transferiu-se para o Espanyol e, em 2015, aos 22 anos, a atacante chegou ao Barcelona.

Na temporada 15/16, Bárbara fez 12 gols. O Barça, porém, ficou com o vice-campeonato, perdendo o título para o Athletic Bilbao por um ponto (78 a 77) e encerrando uma série de quatro títulos seguidos no Campeonato Espanhol feminino (11/12, 12/13, 13/14 e 14/15).

Pela seleção espanhola, a camisa 19 do Barça só estreou em setembro de 2016, em jogo contra Montenegro pelas eliminatórias para a Euro 2017 feminina. Entrou no intervalo, mas não chegou a balançar as redes na vitória por 13 a 0 - Sonia Bermudez marcou cinco vezes.

Na temporada 16/17 do Campeonato Espanhol feminino, o Barcelona lidera com 100% de aproveitamento: oito vitórias em oito jogos. A última dela, na quarta-feira, justamente o 6 a 1 sobre o Espanyol com o golaço de Bárbara.

O feito conseguiu receber elogios de jornais de Madri e Barcelona, que nem sempre costumam concordar. O As, da capital, chamou o gol de genial; o Sport, da Catalunha, classificou o feito como messiânico, em trocadilho com o golaço de Messi em 2007. O zagueiro Gerard Piqué, do time marculino do Barça, também fez comparações elogiosas no Twitter.

A própria Bárbara se surpreendeu com a repercussão do golaço. “A verdade é que eu não esperava. Estou muito contente que reconheçam o futebol feminino. É um orgulho que Piqué me compare a autênticos jogadores de futebol que foram dois dos melhores, como Messi e Ronaldo”, disse a jogadora, de acordo com o jornal Mundo Deportivo.

Em sua conta no Twitter, a jogadora postou nesta sexta-feira uma foto ao lado do próprio Piqué, agradecendo pela divulgação do gol marcado dois dias antes.