Topo

Ronaldinho decidirá aposentadoria no fim do ano: 'Não sei se jogarei mais'

Aos 36 anos, meia reconhece que poderá se aposentar do futebol profissional - Phil Noble/Reuters
Aos 36 anos, meia reconhece que poderá se aposentar do futebol profissional Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 17h44

Embora não atue oficialmente desde que deixou o Fluminense em setembro de 2015, Ronaldinho Gaúcho ainda não anunciou sua aposentadoria. O que não quer dizer que sua volta a uma equipe profissional seja uma certeza.

O veterano astro, de 36 anos, é uma das atrações do Web Summit, evento de tecnologia que acontece em Lisboa até a quinta-feira (10). E durante sua participação nesta terça, reconheceu que não sabe se voltará a atuar.

“Não sei se vou jogar por mais um ano ou se vou fazer uma despedida. Tenho até o final deste ano para decidir”, afirmou, segundo o site Mais Futebol. “Se sinto falta do futebol? Depois de muitos anos jogando e habituado aos treinos, sintou um pouco. Mas ainda não decidi se vou voltar a jogar no próximo ano”, acrescentou.

Ronaldinho foi convidado ao evento para falar de suas aventuras no empreendedorismo digital. O meia é um dos investidores por trás de aplicativos como ZoomeTV (um app que combina TV online e rede social) e Ronaldinho Super Dash (um game para celulares). Além disso, aposta também em academias que levam seu nome em países como Estados Unidos, México, Japão e Emirados Árabes Unidos.

“Procuramos ensinar todos os fundamentos do futebol em geral. Gostaria que todos seguissem minhas características, mas cada jogador tem a sua”, disse.

Ao longo de sua participação, Ronaldinho Gaúcho ainda falou a respeito do começo de carreira de Lionel Messi no Barcelona. Os dois foram contemporâneos no clube catalão entre 2004 e 2008.

“Não me lembro do dia em que ouvi falar dele pela primeira vez, mas foi algum depois depois de chegar ao Barcelona (em 2003). Já havia comentários; vi ele treinar e pedi para que fosse treinar conosco”, lembra Ronaldinho, enchendo o argentino de elogios.

“Sempre fomos muito amigos, sempre ajudamos um ao outro. Ele teve um carinho e respeito muito grandes por mim, e eu por ele. Nunca houve competição entre mim e o Messi”, completou.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.