Topo

Fifa bane ex-dirigente preso com Marin em escândalo de suborno

Rafael Callejas sai de tribunal em Nova York - Lucas Jackson/Reuters
Rafael Callejas sai de tribunal em Nova York Imagem: Lucas Jackson/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/11/2016 12h33

O ex-presidente da Federação Hondurenha de Futebol, Rafael Callejas, foi banido para sempre de qualquer atividade ligada ao futebol. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira pela Comissão de Ética da Fifa. Callejas admitiu participação em esquemas fraudulentos envolvendo negociação de direitos televisivos de competições esportivas.

A confissão de suborno foi feita em março ao Tribunal de Nova York. Callejas esteve preso com José maria marin, ex-presidente da CBF.

Segundo a AFP, o ex-dirigente de 72 anos admitiu as acusações de receber subornos entre março de 2011 e janeiro de 2013 em um tribunal nova-iorquino.

Na Fifa, Callejas fez parte do Comitê de Marketing e Televisão, órgão responsável por esboçar e implementar os contratos entre a federação e os parceiros de marketing e televisão e analisar estratégias para ambas as áreas.

Enquanto atuou no comitê, Callejas recebeu US$ 1,6 milhão, motivo das acusações de fraude, extorsão e lavagem de dinheiro colocadas contra o ex-dirigente, detido junto a José Maria Marin em novembro de 2015. Sua punição deve ser anunciada em agosto deste ano.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.