Topo

Corinthians inicia contatos e traça estratégia para tirar Rithelly do Sport

Rithelly, volante do Sport, encabeça lista do Corinthians para o meio-campo - Carlos Ezequiel Vannoni/Site oficial do Sport
Rithelly, volante do Sport, encabeça lista do Corinthians para o meio-campo Imagem: Carlos Ezequiel Vannoni/Site oficial do Sport

Dassler Marques*

Do UOL, em São Paulo

11/11/2016 07h55

Com três reforços assegurados para o setor ofensivo, o Corinthians trabalha também por um volante para 2016. Nesse sentido, o jogador que dedica mais esforços da diretoria é Rithely, do Sport. Em meio à reta final do Campeonato Brasileiro, o clube já traçou estratégia e iniciou contatos pelo atleta. A negociação não é tão simples.

Em um primeiro momento, o Sport avisou que não tem interesse em vender aquele que é um de seus principais jogadores nos últimos dois anos. Para manter Rithely, os dirigentes pernambucanos apontam para o contrato longo, recentemente renovado até o fim de 2019, e a multa rescisória praticamente proibitiva, estipulada em R$ 40 milhões para o mercado interno.

Por outro lado, um grupo de investidores possui 50% dos direitos econômicos de Rithely, fatia idêntica à do Sport. Aí pode estar a chave para o negócio.

Na avaliação do Corinthians, é possível propor algum tipo de transferência para adquirir a fatia dos investidores e mais uma parte da porcentagem do Sport, por exemplo. A tendência é que o diálogo entre os clubes se intensifique nos próximos dias para que um acordo seja possível. Em meio à luta para se afastar definitivamente da chance de rebaixamento, o Sport também prefere aguardar para tratar do tema.

"Não posso negar a negociação, existe o interesse", comentou Flávio Adauto, diretor de futebol do Corinthians, ao UOL Esporte.

Na Ilha do Retiro desde 2011, quando deixou o Goiás, Rithely renovou seu contato na temporada após recusar uma transferência para a China e se solidificou como um dos pilares do time. Para o atleta, porém, uma mudança para uma equipe de São Paulo ou Rio de Janeiro é vista com bons olhos, principalmente se permitir a disputa da Copa Libertadores no ano que vem.

De olho em Gabriel, Corinthians espera pelo Palmeiras

Ativo na elaboração da lista de reforços para 2017, o treinador Oswaldo de Oliveira foi quem indicou os nomes de Rithely e também Gabriel Girotto, do Palmeiras. Em relação ao palmeirense, o Corinthians aguarda com cautela para saber se o rival irá exercer a opção de compra prevista em contrato até o fim desse ano. No Sport até pouco tempo, Oswaldo foi treinador de Rithely e responsável por levar sua indicação à diretoria corintiana.

Colaborou: Guilherme Costa, do UOL