Topo

Gols, parceria e "alô, mãe": Coutinho se consolida no ataque da seleção

Pedro Ivo Almeida e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

11/11/2016 06h00

Melhor jogador do Liverpool na última temporada e um dos craques do Campeonato Inglês, Philippe Coutinho seguia sem espaço na seleção brasileira no primeiro semestre. O desempenho acima da média na Europa não garantia prestígio com Dunga. O meia amargava o banco de reservas e parecia não se encaixar no sistema ofensivo. Bastaram cinco jogos, no entanto, para a realidade mudar. E o “esquecido” meia se entrosar no bonde do ataque liderado por Neymar.

As atuações subiram de nível e os gols saíram. Mas não foi apenas isso que garantiu uma vaga a Coutinho no entrosado ataque. A parceria vai além. Amigo de anos de Neymar, o jogador do Liverpool se aproximou com intimidade e até "dancinhas".

A comemoração após um dos três gols do Brasil diante da Argentina com o já conhecido “Alô, mãe” ao lado de Gabriel Jesus e Neymar ratificava um novo Philippe Coutinho.

“Fica fácil com eles ali na frente. É bacana porque a relação é boa dentro e fora de campo. Com certeza ajuda. É bom retomar a confiança, nossa e dos torcedores”, comentou Coutinho.

“Aqueles três ali da frente são diferentes. Fica até mais fácil jogar. E são novos, alegres. Isso ajuda o time. Eles se entendem”, comentou o experiente Renato Augusto.

Além da parceria com Neymar e Jesus, Philippe Coutinho não esconde a importância de Tite em sua nova fase.

“Ele [Tite] procura deixar o grupo bem à vontade, dá importância a todos os jogadores, mesmo os que não têm oportunidade de entrar. Isso tem feito a diferença, treinamento ele dá o máximo, e dentro do jogo temos conseguido colocar o que ele pede”, disso.

E o meia viveu exatamente a situação de ter que esperar sua vez. Na chegada de Tite, Coutinho viu Willian como titular, conquistando a titularidade apenas na partida contra a Venezuela. E não deverá perdê-la tão cedo. Após o golaço que abriu o placar na última quinta (10), Coutinho é nome certo entre os 11 jogadores que iniciarão o duelo contra o Peru, na terça (15). Novamente ao lado dos “parças” Neymar e Gabriel Jesus.

Quer receber notícias da seleção brasileira de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.