Topo

Depois de cinco anos, Klinsmann deixa o comando a seleção dos EUA

Técnico estava no cargo desde 2011, mas não resistiu a má fase nas eliminatórias - AFP PHOTO /ADRIAN DENNIS
Técnico estava no cargo desde 2011, mas não resistiu a má fase nas eliminatórias Imagem: AFP PHOTO /ADRIAN DENNIS

Do UOL, em São Paulo

21/11/2016 18h16

A Federação de Futebol dos Estados Unidos (US Soccer) anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico alemão Jürgen Klinsmann. A informação foi anunciada pelo próprio presidente da entidade, Sunil Gulati, em comunicado oficial.

“Tomamos hoje a difícil decisão de encerrar nosso compromisso com Jürgen Klinsmann, nosso técnico da seleção masculina”, disse Gulati. “Queremos agradecer a Jürgen por seu trabalho duro e por seu compromisso durante estes cinco anos. Ele teve orgulho em assumir a responsabilidade de conduzir nosso programa, e teve consideráveis feitos ao longo do caminho”, acrescentou o dirigente.

Klinsmann não resistiu ao mau início dos EUA na fase final das eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2018. Nos dois primeiros jogos do hexagonal decisivo, foram duas derrotas: 2 a 1 para o México e 4 a 0 para a Costa Rica.

O alemão estava no cargo desde 29 de julho de 2011. Ao longo de seu período à frente da equipe, foram 55 vitórias, 27 empates e 16 derrotas. A equipe disputou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, alcançando as oitavas de final.

Gulati ainda elogiou os resultados de Klinsmann – segundo ele, “nunca houve melhor momento para o futebol” nos EUA. O dirigente não adiantou quem substituirá o alemão no comando da equipe, mas afirmou confiar na classificação para a Copa do Mundo de 2018.

“Ao mesmo tempo em que confiamos na qualidade de nossos jogadores para nos ajudar a avançar à Rússia-2018, a forma e o crescimento do time neste momento nos convenceram de que precisamos de uma direção diferente. Como nossa próxima partida pelas eliminatórias é no fim de março, temos muitos meses para nos concentrarmos no grupo e determinar o melhor caminho adiante para assegurar uma jornada de sucesso rumo a nossa oitava Copa do Mundo consecutiva”, declarou.