Topo

Fifa divulga indicados ao prêmio Puskas com Messi, Neymar e corintiano

Marlone comemora o gol que lhe rendeu indicação ao prêmio de gol do ano - REUTERS/Paulo Whitaker
Marlone comemora o gol que lhe rendeu indicação ao prêmio de gol do ano Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Do UOL, em São Paulo

21/11/2016 12h14

A Fifa revelou nesta segunda-feira (21) os indicados ao prêmio Puskas deste ano. Ao lado de Messi e Neymar, o corintiano Marlone é um dos candidatos, graças ao gol marcado contra o Cobresal pela Copa Libertadores, no dia 21 de abril, na Arena Corinthians.

A lista divulgada foi selecionada por um grupo de jogadores e ex-jogadores, composto pela brasileira Marta, o argentino Gabriel Batistuta e o holandês Marco Van Basten.

Os outros indicados foram os espanhóis Mario Gaspar, Saúl Ñíguez, o galês Hal Robson-Kanu, a venezuelana Daniuska Rodriguez, o finlandês Simon Skrabb, o sul-africano Hlompho Kekana e o malasiano Mohd Faiz Subri.

Os gols considerados foram marcados entre os dias 30 de setembro de 2015 e 30 de setembro de 2016. O vencedor será o sucessor de Wendell Lira, ex-jogador brasileiro que levou a última premiação. Os finalistas do troféu serão anunciados no dia 2 de dezembro. A decisão será feita por voto popular no site da Fifa.

Marlone

Na jogada que resultou na indicação de Marlone, o Corinthians trabalhou a bola desde a retaguarda e avançou para o ataque com o lateral direito Edilson. O defensor cruzou para Marlone, que dominou no peito na entrada da área e emendou um voleio no canto esquerdo do goleiro Sebastián Cuerdo.

Neymar

Neymar foi indicado pela pintura feita contra o Villarreal em novembro de 2015, quando as indicações ao prêmio daquele ano já tinham sido encerradas. Em jogo do Campeonato Espanhol, o brasileiro recebeu cruzamento de Suárez na entrada da área, dominou, chapelou um marcador enquanto girava o corpo e tocou à esquerda de Areola.

Messi

O craque argentino teve sua “cota” preenchida por um gol de falta na Copa América Centenário. O camisa 10 da argentina cobrou com perfeição uma infração contra os Estados Unidos, em partida realizada no último dia 21 de junho. De quebra, se tornou o maior artilheiro da história de sua seleção.

Saúl Ñíguez

Revelação do Atlético de Madri na última temporada, o meia Saúl ganhou destaque ao marcar um golaço contra o Bayern de Munique na semifinal da Liga dos Campeões no dia 27 de abril. Em grande jogada individual, ele se livrou da marcação de três marcadores antes de bater colocado no canto direito de Manuel Neuer.

Hal Robson-Kanu

Outro golaço veio da Eurocopa, de um autor pouco conhecido. O centroavante galês Hal Robson-Kanu aplicou uma finta na marca do pênalti na partida contra a Bélgica, enganando três marcadores rivais antes marcar o gol da virada das quartas de final da competição. O País de Gales, uma das sensações do torneio, venceu a partida por 3 a 1.

Mario Gaspar

O espanhol Mario Gaspar caiu em uma situação semelhante à de Neymar. Com um golaço marcado no dia 13 de novembro de 2015, ele perdeu a data de corte do Puskas do ano passado, mas seu golaço contra a Inglaterra não passou despercebido. O lateral direito do Villarreal subiu ao ataque e recebeu um passe de cavadinha de Fábregas, mas não deixou a bola cair: girou o corpo e emendou um voleio fora do alcance de Joe Hart.

Hlompho Kekana

Hlompho Kekana marcou um dos dois gols da África do Sul no empate por 2 a 2 com Camarões válido pela fase qualificatória da Copa Africana de Nações. E que gol. O jogador desarmou o camaronês Tony Tchani na intermediária defensiva e soltou o pé antes mesmo do meio-campo. Fora do gol, o goleiro Ndy Assembe apenas assistiu o famoso “gol que nem Pelé marcou” de camarote.

Daniuska Rodríguez

A venezuelana Daniuska Rodriguez deu show no último dia 14 de março, em partida contra a Colômbia. A meio-campista recebeu no canto direito da área e fez o que quis com a marcação de Sofia Montoya e Manuela Vanegas, antes de encher o pé esquerdo e estufar as redes.

Simon Skrabb

Em caso semelhante ao de Neymar e Mario Kaspar, Simon Skrabb fez o seu golaço no final de 2015. No dia 31 de outubro, o jovem finlandês, 21 anos, marcou um gol digno de Ibrahimovic, acertando um “escorpião” dentro da área do Gefle e abrindo o placar para o Åtvidabergs FF em partida do futebol sueco.

Mohd Faiz Subri

No modesto campeonato da Malásia, o pequenino Mohd Faiz Subri deixou sua marca com um golaço de falta de muito longe. De pé direito, o jogador de 1,57 m bateu com força da intermediária esquerda, posição mais propícia para um cruzamento, e acertou o ângulo adversário.