Topo

Federação dos EUA anuncia volta de Bruce Arena para substituir Klinsmann

Arena comandou a seleção dos EUA entre 1998 e 2006; nos ultimos anos, esteve na MLS - Ted S. Warren/AP
Arena comandou a seleção dos EUA entre 1998 e 2006; nos ultimos anos, esteve na MLS Imagem: Ted S. Warren/AP

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 16h24

Um dia após a demissão de Jürgen Klinsmann, a Federação de Futebol dos Estados Unidos (US Soccer) anunciou o nome do novo técnico de sua seleção. Trata-se de Bruce Arena, treinador que já comandou a equipe entre 1998 e 2006.

Arena vinha de trabalhos recentes na Major League Soccer, à frente de times como New York Red Bulls (2006 a 2007) e Los Angeles Galaxy (desde 2008). Segundo o presidente da US Soccer, Sunil Gulati, o novo treinador era o principal candidato à vaga de Klinsmann.

“Quando consideramos os possíveis candidatos a assumir a seleção masculina, Bruce estava no topo da lista”, disse Gulati em comunicado oficial. “Sua experiência em nível internacional, sua compreensão a respeito do que é necessário para liderar um time em uma eliminatória de Copa do Mundo e sua já comprovada habilidade para construir uma equipe de sucesso foram aspectos fundamentais que seriam vitais para o próximo técnico”, completou.

Jürgen Klinsmann foi demitido do cargo de técnico da seleção dos EUA na segunda-feira (21), após cinco anos à frente da equipe. O alemão não resistiu à campanha irregular nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia – na terceira e última fase, o time perdeu dos dois primeiros jogos, para México (2 a 1) e Costa Rica (4 a 0).

Reconduzido à posição, Bruce Arena se disse “honrado”.

“Assumir a seleção dos EUA, a qualquer momento, é uma honra”, disse. “Estou ansioso para trabalhar com um grupo forte de jogadores que entenda o desafio pela frente depois dos dois primeiros jogos do hexagonal final (das eliminatórias da Concacaf). Trabalhando como equipe, acredito que iremos dar os passos certos para nos classificarmos para a Copa de 2018, na Rússia”, acrescentou.