Topo

Inter B vive fase inversa a do time principal e conquista dois títulos

Inter venceu Copa FGF e Supercopa Gaúcha enquanto time principal sofre na Série A - Divulgação Internacional
Inter venceu Copa FGF e Supercopa Gaúcha enquanto time principal sofre na Série A Imagem: Divulgação Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/11/2016 06h00

O Internacional está perto da segunda divisão, mas nas últimas semanas ganhou dois títulos. Paralelamente a situação dramática do elenco principal, que tem 89% de chances de cair para a Série B, o chamado time B do Colorado faturou a Copa José Luiz Barreto e a Supercopa Gaúcha.

Na primeira, venceu o Bagé e na segunda superou o Ypiranga-RS.

Nas duas competições, o Inter usou vários jogadores que fazem parte do elenco principal. Mas por não serem titulares ou opções imediatas, acabam liberados e atuam no time B. A segunda conquista teve final no estádio Beira-Rio.

O goleiro Jaccson, segundo reserva de Danilo Fernandes, é um deles. Yonatthan Rak, Charles, Diego e Brenner completam a lista.

Brenner, aliás, foi um dos reforços contratados neste ano para o time principal. Após bom desempenho no Gauchão, o centroavante assinou com o Inter. Concluiu a recuperação de uma lesão já no estádio Beira-Rio, mas ficou longe da equipe.

Com poucas oportunidades, desempenho considerado irregular e a crise técnica crescendo, ele passou a ficar mais perto do Inter B do que da equipe principal.

O ex-jogador do Juventude, que disse não ao Corinthians para fechar com o Inter, foi o vice-artilheiro do Inter B. Com seis gols, ele só ficou atrás de André, autor de nove bolas na rede.

O uso das categorias de base no elenco principal não é problema. Em 2016, o Inter promoveu uma reforça geral no grupo de jogadores e promoveu diversos jovens. A saída de jogadores veteranos, como Rafael Moura, Dida e D’Alessandro também fez parte da ideia de renovação.

Durante a série de 14 jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Inter analisou que o principal problema do grupo era o aspecto emocional. A inexperiência do elenco em lidar com altos e baixos dentro das partidas e ao longo da temporada.