Topo

STJD mantém suspensão de 60 dias a árbitro Sandro Meira Ricci por Fla-Flu

Do UOL, em São Paulo

24/11/2016 13h10

O STJD decidiu por manter a suspensão do árbitro Sandro Meira Ricci por conta de sua atuação no clássico entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. O juiz havia entrado com recurso contra a suspensão de 60 dias aplicada pelo tribunal.

Além de a suspensão ser mantida, Sandro Meira Ricci ainda terá que pagar multa de R$ 1 mil. O árbitro já cumpriu 15 dias, restando 45.

“Existe um documento juntado pela Procuradoria que o árbitro explica tudo que aconteceu na partida para a Comissão de Arbitragem da CBF. Pela magnitude que tomou foi mais que acertada a decisão de condenação do árbitro. Difícil para a defesa querer encaixar as condutas na regra. Ficou nítido o descontrole de todos os participantes”, disse o procurador do STJD Felipe Bevilacqua.

O auditor do STJD, Mauro Marcelo Lima e Silva explicou a infração. “Afasto a pretensão da defesa para anular a decisão. Mesmo não presente o recorrente se manifestou nos autos em dois momentos por escrito. No que diz respeito ao mérito a conduta do árbitro foi temerária ao voltar atrás por duas vezes e paralisando por 13 minutos inclusive gerando dúvidas quanto à origem da decisão. Como se nas bastasse registrou na súmula que nada havia acontecido e que a paralisação foi de apenas 10 minutos. Acirrou os ânimos dos atletas. No presente caso a duvida permeou a verdade. Nego provimento ao recurso mantendo a decisão com a exata dosimetria da pena aplicada pela Segunda Comissão Disciplinar”, disse o auditor e relator do processo. 

A advogada do árbitro, Esther Freitas, tentou justificar que o árbitro agiu conforme o regulamento e questionou o fato de Sandro Meira Ricci estar na Índia a convite da Fifa “sem poder se defender. “Se ele toma uma atitude rápida e sem pensar os atletas teriam tido uma outra reação. Ele esperou o tempo necessário e agiu como diz o regulamento que o árbitro pode voltar atrás antes da partida ser recomeçada. A defesa pede a absolvição e que seja refeita a decisão da Comissão. O cerceamento da defesa alegada é devido o árbitro estar na Índia a convite da Fifa. Ele tem a interpretação do lance  e poderia se explicar”.

O STJD havia suspendido Sandro Meira Ricci por conta da polêmica arbitragem no clássico Fla-Flu, pelo Brasileirão, ocorrido no dia 13 de outubro e vencido por 2 a 1 pelo Fla. 

Na ocasião, Ricci ignorou a marcação do auxiliar e validou um gol do zagueiro tricolor Henrique em impedimento. Após paralisação de 13 minutos, muita discussão e até a presença da polícia em campo, o árbitro voltou atrás em sua decisão e anulou o lance.

O Fluminense reclamou de interferência externa na arbitragem e chegou a entrar com solicitação no STJD para anular a partida, mas o tribunal, após suspender provisoriamente o resultado do jogo, acabou negando o pedido tricolor e restaurando os pontos do Flamengo na tabela.