Topo

Com três meses em Portugal, Elias já pode trocar Sporting pela China

Elias não tem tido oportunidades no Sporting - Divulgação/Sporting
Elias não tem tido oportunidades no Sporting Imagem: Divulgação/Sporting

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

27/11/2016 06h00

A segunda passagem de Elias pelo Sporting, de Portugal, pode ser bem mais curta que o esperado. O volante pode se transferir para o Tianjin Teda, da China. Na última sexta, representantes do clube chinês se reuniram com dirigentes da equipe portuguesa para avaliar possibilidades antes de apresentar uma oferta oficial. 

O valor da possível negociação deverá girar em torno de 8 milhões de euros (cerca de R$ 29 milhões). A soma é mais que o dobro do pago ao Corinthians, 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 10,8 milhões) - dois terços do valor foram pagos com o abatimento de dívida que os corintianos ainda tinham com a equipe portuguesa. A saída à China seria facilitada porque Elias está sem espaço no time.

Essa é a segunda passagem dele pelo Sporting, do qual saiu em meio a um clima ruim em 2014. Desta vez, o atleta foi pedido pelo treinador Jorge Jesús, mas tem sido pouco utilizado. Elias disputou 90 minutos apenas duas vezes na temporada, ambas pela Taça de Portugal.

O jogador gostaria de atuar mais para recuperar seu melhor nível e voltar a disputar uma vaga na seleção brasileira. A ida para a China já era uma possibilidade comentada por Elias e pelo próprio Sporting desde que ele deixou o Corinthians no último dia de agosto. 

No início de 2016, o jogador também negociou com equipes chinesas - Hebei Fortune e Shandong Luneng. E os chineses não são os únicos interessados no futebol do volante. Nos últimos dias, a pedido de Mano Menezes, o Cruzeiro fez consultas ao Sporting sobre Elias. O clube desistiu porque soube que seria impossível concorrer com a perspectiva de China.