Topo

Conmebol elogia gesto, mas adia decisão sobre dar título e vaga à Chape

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 16h58

A Conmebol ainda não tem uma decisão a respeito da possibilidade de dar à Chapecoense o título da Copa Sul-Americana de 2016 e a vaga na Libertadores de 2017. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

O pedido a respeito do título foi feito pelo Atlético Nacional (Colômbia), justamente o adversário da Chape na final da competição. A equipe catarinense viajava à Colômbia na madrugada desta terça-feira, mas o avião da delegação sofreu uma queda já perto da cidade de Medellín. Segundo informações das autoridades locais, 76 passageiros morreram, sendo 16 atletas do time.

“Não tivemos tempo (de avaliar o pedido). Na verdade, acredito que foi um gesto muito valioso. Sem dúvida, agora é momento de trabalhar, falar com nossos pares de Brasil”, disse Dominguez. “Não estou em condição de falar da avaliação. É nobre o gesto. Não tive tempo para falar formalmente”, completou.

Em tom de consternação, o dirigente enviou a solidariedade da Conmebol a familiares dos envolvidos no acidente.

“Sinceramente, do fundo do nosso coração, nosso coração estão com vocês. Somos todos um, todos brasileiros, todos Chapecoense”, afirmou Alejandro Domínguez, estendendo as condolências à família dos jornalistas que morreram na queda.

“Tivemos informação com nossos parceiros do Brasil que meios de comunicação foram afetados pela perda. Seres humanos que estavam em avião. Estamos aqui para ajudar no que precisar”, disse. “Estamos de luto, com todos os torcedores de Chapecoense, todos os jornalistas que perdemos.”