Topo

Luis Fabiano é oferecido e Santos já analisa um 'contrato de teste'

Ex-centroavante do São Paulo rescindiu contrato com o Tianjin Quanjian, da China - Divulgação
Ex-centroavante do São Paulo rescindiu contrato com o Tianjin Quanjian, da China Imagem: Divulgação

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

29/11/2016 06h00

Além de Ricardo Oliveira, o Santos pode ter mais um centroavante conhecido do futebol paulista para a temporada 2017. O UOL Esporte apurou que Luis Fabiano, 35 anos, ex-São Paulo e que rescindiu contrato Tianjin Quanjian, da China, onde conquistou o título da Segunda Divisão e o acesso à elite do país asiático, está na pauta do clube paulista.

Por intermédio de empresários, Luis Fabiano foi oferecido ao Santos por um salário considerado baixo no mercado do futebol e que se encaixa no teto salarial do alvinegro praiano. Os valores não foram revelados, mas a cúpula santista está inclinada a contratar o jogador caso ele aceite assinar um contrato semelhante ao de Ricardo Oliveira no início de 2015.

Desta forma, Luis Fabiano terá que se conformar com uma espécie de “contrato de teste”, que incluiu um ordenado de cerca de R$ 50 mil mensais, pelo menos nos primeiros meses de acordo.

O nome de Luis Fabiano agradou diretoria e comissão técnica do Santos. O experiente centroavante chegaria para revezar a posição com Ricardo Oliveira. Além disso, os santistas veem o atacante com boas características para a disputa da Copa Libertadores da América.

Para 2017, o Santos procura um jogador mais renomado para fazer “sombra” a Ricardo Oliveira. Desde que o camisa 9 chegou ao clube paulista, a diretoria considera que as apostas mais modestas não vingaram – casos de Nilson em 2015 e Rodrigão e Joel neste ano.

Luis Fabiano, inclusive, poderia ser contratado para ser titular do ataque de Dorival Júnior. Isso porque a diretoria santista não descarta que Ricardo Oliveira seja negociado com o futebol chinês no início de 2017.

O ex-camisa 9 do São Paulo foi o artilheiro da Segunda Divisão chinesa, com 23 gols em 29 jogos, atuando pelo Tianjin Quanjian. Pelo clube do Morumbi, Luis Fabiano é o terceiro maior artilheiro da história, com 212 gols. 

Robinho é prioridade, mas Santos tem outros nomes

Além de Luis Fabiano, o Santos mira a contratação de atletas que atuam pelos lados do ataque. Robinho é o primeiro nome da lista. Willian, do Cruzeiro, e Michel Bastos, do São Paulo, também negociam.

A diretoria santista ainda tenta fechar com o meia Marcos Guilherme, do Atlético-PR, e o zagueiro Cleber, ex-Corinthians e que atua no Hamburgo, da Alemanha.

Dois reforços já foram contratados para 2017

O Santos já acertou duas contratações para a próxima temporada. Tratam-se do colombiano Vladimir Hernandez, do Junior do Barranquilla, da Colômbia, e do lateral ambidestro, Matheus Ribeiro, um dos destaques do Atlético-GO, campeão do Campeonato Brasileiro da Série B deste ano.