Topo

Chape ganha réplica de taça da Sul-Americana. CBF crê em título oficial

Gustavo Franceschini/UOL
Imagem: Gustavo Franceschini/UOL

Gustavo Franceschini, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Medellín (COL) e no Rio de Janeiro

01/12/2016 18h37

O pedido de todo o mundo do futebol para que a Chapecoense se torne a campeã da Copa Sul-Americana 2016 está próximo de se tornar realidade. Enquanto a Conmebol ajusta os últimos detalhes para oficializar a questão, dirigentes da equipe catarinense receberam a réplica taça do torneio em Medellín, na Colômbia – onde seria realizada a primeira partida da final, contra o Atlético Nacional.

Representantes do também colombiano Independiente Santa Fé, campeão da Sul-Americana em 2015, foram a Medellín e repassaram a réplica da taça à Chapecoense. Marcelo Zelote, diretor jurídico do time brasileiro, recebeu a homenagem.

“Presidente do Santa Fé, num ato de bondade, ofereceu a taça pra Chapecoense. Conversei com o presidente em exercício e decidimos aceitar esse gesto de afeto e carinho em homenagem ai povo de Chapecó. É a taça réplica que os clubes campeões recebem, porque a original vai para a Conmebol. Eles não falaram nada sobre devolver. Simplesmente nos ofereceram como presente. O presidente do Santa Fé me explicou que não quis vir aqui para não parecer que ele está querendo aparecer. Nós entendemos perfeitamente a postura”, disse Zelote, ao receber o troféu.

Enquanto as duas partes adiantam a celebração informal na Colômbia, dirigentes da Conmebol ainda evitam falar oficialmente no assunto. Representantes da CBF, no entanto, admitem que as conversas com a entidade sul-americana já apontam para a decisão de dar o título para a Chapecoense.

Os cartolas brasileiros ouvidos pela reportagem informaram que a confirmação deverá ocorrer até o final desta semana, quando o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, chegará à Chapecó para o velório das vítimas do voo que matou delegação, políticos e jornalistas a caminho da final da Sul-Americana.