Topo

Santa Cruz e Paysandu não jogarão Sul-Americana 2017. Mas terão recompensa

Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste 2016 e teria vaga na Sul-Americana - Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
Santa Cruz conquistou a Copa do Nordeste 2016 e teria vaga na Sul-Americana Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

01/12/2016 18h33

Santa Cruz e Paysandu não disputarão mais a Copa Sul-Americana de 2017. A Conmebol não aceitou as indicações dos clubes feitas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que confirmou nesta quinta-feira ao UOL Esporte a ausência de ambos os times na próxima edição do torneio continental. Em contrapartida, a entidade nacional anunciou uma compensação aos clubes: eles entrarão já nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2017.

O Santa Cruz teria direito à vaga para a Sul-Americana por ter sido campeão da Copa do Nordeste de 2016, enquanto o Paysandu estaria classificado por conta do título da Copa Verde de 2016. Os clubes, porém, acabaram perdendo suas vagas por conta de uma reformulação da Conmebol, que redistribuiu as vagas brasileiras na Libertadores e na Sul-Americana.

A ameaça de que ambos poderiam ficar fora do torneio já existia há mais de dois meses. Nos novos critérios de classificação para os torneios continentais anunciados pela Conmebol em outubro, o Campeonato Brasileiro distribuirá todas as seis vagas do país na Copa Sul-Americana. Sendo assim, com a redução dos representantes brasileiros de oito para seis, a Copa do Nordeste e a Copa Verde deixariam de valer vaga no torneio continental (leia mais).

A expectativa de Santa Cruz e Paysandu era, porém, de que o novo modelo do torneio passasse a valer apenas a partir de 2018, já que suas vagas foram conquistadas de forma legítima. Em outubro, em entrevista ao UOL Esporte, representantes dos dois clubes disseram confiar na CBF para que tudo fosse resolvido e as vagas fossem mantidas.

A entidade, por sua vez, apoiou os clubes e soltou um comunicado sobre o assunto: "A CBF está solicitando junto à Conmebol a manutenção das vagas destinadas às copas regionais".

Nesta quinta-feira, porém, a CBF confirmou que Santa Cruz e Paysandu não estarão presentes na edição de 2017 da Sul-Americana. Em contrapartida, já terão suas vagas garantidas entre os 16 times que farão parte das oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem.

Mais novidades na Copa do Brasil

Além de Santa Cruz e Paysandu, o Atlético-GO, atual campeão da Série B, é outro time que já entrará nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2017. As outras 13 equipes serão definidas da seguinte forma: cinco clubes classificados na quarta fase, sete clubes participantes da Libertadores 2017 e o campeão da Copa Sul-Americana 2016.

Outra novidade é que a primeira e a segunda fases contarão com jogo único, com renda dividida em 60% para o classificado e 40% para o eliminado. Os times visitantes, que serão os melhores colocados no ranking, terão a vantagem do empate para avançar à fase seguinte.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.