Topo

Zidane, Ranieri e F. Santos são finalistas de prêmio Fifa de melhor técnico

Reuters / Carl Recine
Imagem: Reuters / Carl Recine

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 09h02

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (2) que Zinedine Zidane (Real Madrid), Claudio Ranieri (Leicester) e Fernando Santos (seleção portuguesa) são os finalistas do prêmio da entidade para melhor técnico da temporada. O vencedor será conhecido no dia 9 de janeiro de 2017, em cerimônia que será realizada em Zurique.

O francês Zinedine Zidane tem como trunfo na disputa pelo prêmio a conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid na temporada 2015/2016. O curioso é que ele assumiu o clube no começo do ano, conseguindo rapidamente emplacar um trabalho de sucesso.

Já o italiano Claudio Ranieri tem a seu favor a surpreendente e vitoriosa campanha com o Leicester, campeão inglês da temporada 2015/2016 em um campeonato repleto de times com investimentos milionários.

O português Fernando Santos, por sua vez, levou seu país à primeira conquista de Eurocopa em julho e é o único finalista que dirige uma seleção. 

O último vencedor do prêmio, Luís Enrique, ficou de fora apesar do título do Campeonato Espanhol pelo Barcelona. Outros dois cotados, Pep Guardiola e Diego Simeone também foram preteridos.

Na versão do prêmio para o futebol feminino, as três finalistas são as seguintes: a técnica da seleção americana Jill Ellis, a ex-técnica da Alemanha Silvia Neid e a técnica da Suécia Pia Sundhage. Vadão, que treinava a seleção brasileira, estava entre os indicados, mas não ficou no top 3.

Encerrada uma parceria de seis anos com a revista France Football para a entrega da Bola de Ouro, a Fifa volta a premiar os melhores do mundo de forma independente.

O vencedor do prêmio será determinado por meio de um processo de votação combinada, em que 50% da decisão será baseada nas escolhas de todos os capitães e treinadores. Os outros 50% serão definidos pelo resultado de uma votação online e de mais de 200 representantes de mídia.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.